18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Grande Prémio do Japão: Antevisão

Japão recebe a Fórmula 1 na primavera
 
A Fórmula 1 regressa ao Japão pouco mais de seis meses após a última visita ao país. Este ano, o Grande Prémio do Japão realiza-se, pela primeira vez na sua história, em Abril. Até ao ano passado, a decorreu sempre na segunda parte da temporada, em Setembro ou Outubro. Como resultado, Suzuka tem coroado, frequentemente, os campeões mundiais dos campeonatos de pilotos e de fabricantes. Os últimos dois anos não foram exceção: em 2022, Max Verstappen selou seu segundo título em solo nipónico, e no ano passado a Red Bull foi coroada campeã de construtores.
 
O quarto evento da temporada coincide com o pico da temporada das flores de cerejeira – ou Sakura – que acontece entre o final de março e o início de abril. É também a primeira vez que o Grande Prémio do Japão será realizado nesta altura do ano: o primeiro Grande Prémio do Pacífico teve lugar em Aida, a 17 de Abril de 1994, antes de passar para Outubro, em 1995. O início da primavera também trará temperaturas mais baixas do que as equipas estão acostumadas no Japão, com temperaturas médias a variar entre 8°C e 13°C.
 
Suzuka é um verdadeiro clássico: a pista de 5.807 quilómetros, propriedade da Honda, testa o talento de cada piloto com um traçado exigente, caracterizado pelo seu desenho que se assemelha a um "oito", algo único na Fórmula 1.
 
Além de representar um desafio extraordinário para carros e pilotos, a pista também colocará um grande teste aos pneus: tanto em termos de desgaste, devido aos elevados níveis de rugosidade e abrasão do asfalto, como através das forças e cargas exercidas ao longo das muitas e variadas curvas que compões o percurso. Como de costume, a Pirelli selecionou o trio de compostos mais duros: C1 (Duro), C2 (Médio) e C3 (Macio). Esta é a mesma seleção que vimos no Barém, na primeira corrida da temporada.
 
Após o Grande Prémio do Japão, haverá dois dias de testes de pneus Pirelli na terça-feira, 9 de abril, e na quarta-feira, 10 de abril, com a Stake F1 Team Kick Sauber e a Visa Cash App RB Formula One Team, para desenvolver as construções e os compostos para a próxima temporada.
 
Até agora, ocorreram 37 edições do Grande Prémio do Japão, 33 das quais em Suzuka. Os quatro restantes aconteceram na pista de Fuji, propriedade da Toyota. O piloto de maior sucesso ainda é Michael Schumacher, com seis vitórias. O alemão também tem o maior número de pole positions (8) e pódios (9). Em termos de conquistas em equipa, a McLaren tem o maior número de vitórias (9), e a Ferrari tem o maior número de pole positions (10).
 
O circuito de Suzuka tem 18 curvas, algumas das quais (como Spoon, 130R e a combinação a subir entre as curvas 2 e 7) estão entre as mais famosas do calendário do campeonato mundial. Menos conhecidas são as duas curvas Degner, em homenagem a Ernest Degner, um motociclista alemão das décadas de 1950 e 1960, que muito contribuiu para o desenvolvimento do motociclismo no Japão.
 
A PIRELLI NO AUTOMOBILISMO
Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas, reconhecida em todo o mundo pela sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade dos seus produtos. O automobilismo sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, com a filosofia da ‘corrida para a estrada’. A empresa está envolvida no automobilismo há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli tem uma preocupação constante com a utilização cada vez mais eficiente de recursos naturais e energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. 
 
A Pirelli é parceira global de pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece outros campeonatos, incluindo a Fórmula 2 e a Fórmula 3 da FIA, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional da Alpine, o Campeonato Mundial de Ralis da FIA e o GT World Challenge, além de inúmeras séries nacionais. 
 

Periodicidade Diária

domingo, 14 de abril de 2024 – 07:02:07

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...