18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Nissan compromete-se com a Fórmula E GEN4, reforçando os seus planos de eletrificação ‘Ambition 2030’

A Nissan anunciou o seu compromisso para com o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA até, pelo menos, 2030, reforçando os seus planos de eletrificação 'Ambition 2030'. Da Temporada 13 (2026/27) até à Temporada 16 (2029/30), a tecnologia GEN4 da Fórmula E será a mais avançada até à data, e está definida para dar continuidade ao estatuto de laboratório mais inovador do mundo para soluções de mobilidade elétrica.
 
Durante uma conferência de imprensa realizada em Tóquio antes da primeira corrida de sempre da Fórmula E no Japão, o Diretor-geral e Chefe de Equipa da Nissan Formula E Team, Tommaso Volpe, assinou o documento de registo oficial para construtores de automóveis da Temporada 13 (2026/27) à 16 (2029/30), juntamente com o Diretor Sénior de Desporto de Circuitos da FIA, Marek Nawarecki, e na presença do Diretor Executivo da Fórmula E, Jeff Dodds. O acordo ratifica o compromisso da Nissan como fabricante para a GEN4 do desporto, tornando-se o primeiro fabricante confirmado a participar no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA até 2030.
 
Esta decisão fará com que o envolvimento da Nissan na Fórmula E se prolongue, pelo menos, 12 anos, tornando-se no mais longo compromisso da empresa para com um Campeonato Mundial da FIA.
 
Com a Fórmula E a proporcionar o ambiente perfeito para a Nissan desenvolver a sua tecnologia de veículos elétricos e se testar contra a mais árdua competição, este acordo assinala mais um marco na direção do 'Ambition 2030' da Nissan – o plano a longo prazo da marca para se tornar um fabricante de automóveis verdadeiramente eletrificado. O plano coloca a eletrificação no centro da estratégia a longo prazo da marca, e fará com que a Nissan introduza 34 modelos eletrificados entre o ano fiscal de 2024 e 2030, abrangendo todos os segmentos, esperando-se que o mix de modelos de veículos eletrificados seja representado em 40%, globalmente, até ao final do ano fiscal de 2026 e aumente para 60% até ao final da década.
 
O envolvimento da Nissan na próxima geração de Fórmula E reafirma o seu compromisso de ser pioneira em corridas sustentáveis, alinhando-se com os seus objetivos ambientais mais amplos. A tecnologia GEN4 incluirá características de ponta, tais como uma maior eficiência energética com uma capacidade de regeneração de até 700kW, uma maior potência de até 600kW, e inovações de segurança, representando um passo significativo na tecnologia de corrida de veículos elétricos. A Nissan, a FIA e a Fórmula E partilham a mesma visão relativamente à eletrificação, tornando este acordo um marco significativo e um próximo passo natural para o futuro do desporto motorizado elétrico.
 
Desde que se juntou ao desporto antes da Temporada 5, a Nissan tem-se dedicado ao crescimento contínuo das suas operações na Fórmula E, à medida que se esforça por obter mais sucesso. Isto inclui a recente mudança da sede da Nissan Formula E Team para a área de Paris, o que permitiu acesso às melhores instalações possíveis.
 
Como marca global, a Nissan opera em todos os países do atual calendário da Fórmula E, e utiliza o desporto para promover a tecnologia EV mundialmente. Além disso, a Nissan possui também vários centros de Investigação & Desenvolvimento em 16 mercados, várias unidades de produção em 13 mercados, e estúdios de design em 5 mercados, apoiando a grande presença que a marca tem em territórios visitados pela série. O compromisso com a Fórmula E até 2030 é a prova da importância deste Campeonato Mundial da FIA para a Nissan em todo o mundo e do papel que desempenha no compromisso da empresa em tornar os veículos elétricos acessíveis a todos, em todo o lado, e para um mundo mais limpo, mais seguro, e mais inclusivo.
 
Makoto Uchida, Diretor Executivo da Nissan Motor Corporation: "Estamos extremamente satisfeitos por continuarmos com a nossa participação na Fórmula E até 2030. Para além de proporcionar emoção e um espetáculo em pista aos nossos fãs, a nossa participação contribuirá significativamente para os nossos objetivos de eletrificação definidos nos nossos planos 'Ambition 2030'. As descobertas tecnológicas que fizermos em pista proporcionarão grandes perspetivas para o desenvolvimento dos nossos futuros produtos. Estamos entusiasmados por ver o futuro das corridas elétricas e por continuar a trabalhar para um mundo sustentável para todos."
 
Tommaso Volpe, Diretor-Geral e Chefe de Equipa da Nissan Formula E Team: "Estou muito satisfeito por confirmar o nosso futuro a longo prazo na Fórmula E como fabricante. Também estamos orgulhosos por sermos a primeira empresa a assinar até 2030, que será um grande ano para a Nissan, uma vez que pretendemos igualar ou exceder os objetivos definidos no nosso compromisso 'Ambition 2030'. A Fórmula E é um incrível campo de testes para novas tecnologias elétricas, e mal podemos esperar para continuar a desenvolver e a competir até, pelo menos, ao final da Temporada 16. A nossa equipa encontra-se numa trajetória ascendente, e nossa sede contribuirá enormemente para o crescimento futuro, com instalações avançadas que nos ajudarão a desenvolver o nosso carro para as próximas épocas. Um grande obrigado à Formula E Operations e à FIA pelo seu apoio – estamos muito entusiasmados por continuar a trabalhar em conjunto."
 
Jeff Dodds, Diretor Executivo da Fórmula E: "Estamos muito satisfeitos na Fórmula E por ver a Nissan prolongar o seu envolvimento até 2030. A Nissan partilha os nossos valores de promoção da sustentabilidade em todo o mundo, procurando o melhor desempenho automóvel através de soluções elétricas. Ter uma marca verdadeiramente global como a Nissan, com grande presença em todos os países que visitamos e não só, é vital para nós como um campeonato verdadeiramente global. Não só nos ajuda a promover a Fórmula E junto de um público mais vasto e diversificado, como também contribui enormemente para promover a tecnologia EV a nível mundial. A Nissan é um fabricante altamente respeitado que está perfeitamente alinhado com os nossos objetivos e valores, e estamos entusiasmados por ver o papel que a marca irá desempenhar no futuro brilhante que temos pela frente."
 
Marek Nawarecki, Diretor Sénior de Desporto de Circuitos da FIA: "Estamos muito satisfeitos por ter a Nissan a bordo como fabricante na Fórmula E até 2030. Estamos muito entusiasmados com a próxima fase do nosso único Campeonato Mundial FIA totalmente elétrico. A tecnologia envolvida na Fórmula E está a desenvolver-se rapidamente e estamos orgulhosos por ver o campeonato crescer. Este é um testemunho da relevância duradoura, para os fabricantes, do plano implementado, e estamos confiantes de que este compromisso anuncia uma nova e brilhante era da Fórmula E."
 

Periodicidade Diária

domingo, 14 de abril de 2024 – 07:32:09

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...