18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Quatro Porsche 99X Electric lutam pelo título na Fórmula E

Quatro Porsche 99X Electric lutam pelo título na Fórmula E
• Antevisão: Mexico City E-Prix, 13 de janeiro 2024, Ronda 1 do ABB FIA Formula E World Championship.
• A TAG Heuer Porsche Formula E Team participa com dois Porsche 99X Electric com os pilotos de fábrica Pascal Wehrlein (GER) e o português António Félix da Costa (POR).
• A equipa cliente, Andretti Formula E, participa com o atual campeão do mundo, Jake Dennis (GBR) e com Norman Nato (FRA).
• A temporada do ABB FIA Formula E World Championship é composta por 16 corridas.
Começa uma nova temporada emocionante do ABB FIA Formula E World Championship: as 16 corridas disputadas em quatro continentes impõem desafios especiais às equipas e aos pilotos. A luta pelo título começa no próximo dia 13 de janeiro de 2024 com o Mexico City E-Prix no Autodromo Hermanos Rodriguez. Um total de quatro Porsche 99X Electric vão disputar a 10ª temporada desta competição de veículos elétricos.
Estugarda. Após um intenso trabalho de preparação com testes em circuito e simulador, chegou o momento de iniciar a nova temporada na capital mexicana. A corrida no Autodromo Hermanos Rodriguez marca o início de uma temporada com provas em cidades fascinantes como Berlim, Londres e São Paulo. O calendário do ABB Fia Formula E World Championship apresenta novidades ao oferecer corridas em Tóquio, Xangai e Misano.
Depois de vencer quatro corridas e lutar pelo título mundial até à última ronda da temporada passada, a TAG Heuer Porsche Formula E Team regressa em 2024 com dois Porsche 99X Electric,  desenvolvidos em Weissach e conduzidos pelos pilotos de fábrica Pascal Wehrlein (#94) e pelo português António Félix da Costa (#13). A equipa cliente da Porsche, a Andretti Formula E, também vai participar com dois Porsche 99X Electric. Na época passada, a equipa americana, detida pela lenda dos desportos motorizados Michael Andretti, aproveitou todo o potencial do pacote fornecido pela Porsche: com o Porsche 99X Electric, Jake Dennis (Reino Unido) conquistou o título de campeão do mundo de pilotos. O atual campeão, que lançou as bases para o título com a vitória na ronda inaugural em 2023 no México, tem um novo colega de equipa: Norman Nato vai disputar a sua primeira temporada ao volante do Porsche 99X Electric.
 
Comentários sobre o Mexico City E-Prix, Corrida 1
Florian Modlinger, Director Factory Motorsport Formula E: “Após os últimos testes, vamos para o México muito bem preparados, vamos participar na próxima temporada com quatro Porsche 99X Electric. Nas últimas semanas e meses, trabalhámos particularmente a nossa performance em qualificação, sessão essa em que, enquanto TAG Heuer Porsche Formula E Team, nem sempre estivemos totalmente satisfeitos na 9ª temporada. Estou confiante de que fizemos progressos consideráveis nesta área. Outro foco da nossa preparação foi a otimização do software do pacote geral. Entramos na 10ª temporada com uma equipa quase inalterada e esperamos uma grelha equilibrada com concorrentes muito fortes, incluindo a nossa equipa cliente Andretti Formula E. O objetivo da Porsche é ser competitiva com os quatro Porsche 99X Electric desde o início da temporada, para vencer corridas e lutar pelo título de campeão mundial até ao fim”.
 
Pascal Wehrlein, Piloto de fábrica da Porsche (#94): “Esta corrida dá início à temporada com uma nota muito alta. O circuito é espetacular e os fãs criam uma atmosfera eletrizante. O México sempre foi bom para nós. As condições são complicadas porque o ar é muito rarefeito a esta altitude, o que faz com que o esforço tenha de ser redobrado. A downforce nas curvas rápidas e nas travagens também não é tão elevada. Mas a nossa equipa está muito bem posicionada para a época. Utilizámos o tempo de preparação de forma intensiva e melhorámos em todas as áreas. Tínhamos um monolugar muito forte na temporada 9, mas nem sempre conseguimos fazer tudo bem na qualificação. Desta vez, temos de fazer melhor. Tenho a certeza de que o vamos conseguir”.
 
António Félix da Costa, Piloto de fábrica da Porsche (#13): “A competição na Fórmula E está a tornar-se mais dura a cada ano que passa. Estou envolvido desde o início e posso imaginar o que nos espera esta temporada. Mas também melhorámos. Conheço o monolugar e a equipa muito melhor do que na minha primeira temporada com a Porsche. Estou ansioso por transformar esta experiência em bons resultados. O calendário da Temporada 10 é fantástico. Estou ansioso pelas corridas no Mónaco e em Tóquio, que são os principais destaques. São Paulo também será uma corrida muito especial. Mas primeiro, vamos para o México. Começar a temporada com uma vitória era o ideal. É para isso que estamos a trabalhar”.
 
Circuito
A ronda de abertura da Temporada 10 será disputada na versão mais curta do circuito, com 2,628 quilómetros. Este circuito, que foi construído em homenagem aos lendários pilotos mexicanos Pedro e Ricardo Rodriguez, situa-se a uma altitude de 2.285 metros, o que o torna no circuito a maior altitude do calendário de Fórmula E. A secção que atravessa o estádio de basebol de Foro Sol é particularmente exigente. Com capacidade para receber 40.000 espetadores, os fervorosos fãs criam uma atmosfera emocionante.
 
Transmissão televisiva e cobertura pela Internet
Poderá consultar a programação mundial da transmissão do evento de Fórmula E na Cidade do México em:
https://www.fiaformulae.com/watch/ways-to-watch
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 10:24:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...