18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Francisco Abreu e José Carlos Pires campeões de Portugal de Velocidade

Francisco Abreu e José Carlos Pires são Campeões de Portugal de Velocidade e Iberian SuperCars Endurance 2023 após a última jornada disputada no Estoril 
·       Após duas corridas duras e complicadas, escreveu-se direito por linhas tortas e com duas subidas ao pódio e uma “pole position” a dupla Francisco Abreu e José Carlos Pires sagraram-se campeões de Portugal de Velocidade.
·       O título do Iberian SuperCars Endurance também verteu em favor da dupla do BMW M4 GT4 preparado pela Speedy Motorsport, num fim de semana onde o BoP e a forma errada de descontar os piores resultados criaram celeuma.
 
Francisco Abreu e José Carlos Pires estiveram presentes na derradeira jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade, disputada no Autódromo do Estoril, ao volante do BMW M4 GT4 com as cores da CANON, KAIZEN INSTITUTE, BRISA, GTS, STORYTELLERS, ARANGO, SONNIC, MADEIRA MOTORES, DUNE e CLUB SPORT MARÍTIMO, assistido pela Speedy Motorsport. O objetivo traçado no início da temporada foi cumprido e apesar de não ter rubricado nenhuma vitória no Estoril, sagraram-se Campeões de Portugal de Velocidade.
 
O fim de semana que encerrou o Campeonato de Portugal de Velocidade decorreu no Autódromo do Estoril, no formato onde a curva do Tanque substituiu a variante. Os treinos livres deixaram a suspeita que o BoP estava a prejudicar o BMW M4 GT4 preparado pela Speedy Motorsport.
 
Apesar de tudo, José Carlos Pires rubricou a pole position para a primeira corrida, juntando precioso ponto de bónus como adiante se verificaria. Francisco Abreu não foi feliz e com o BMW demasiado lento em reta, não foi além do sexto posto da grelha de partida para a segunda corrida.
 
A primeira corrida foi muito animada com uma primeira parte com luta intensa entre José Carlos Pires e Nuno Pires, com o Mercedes do segundo a passar pelo BMW no arranque. Mas o piloto da Speedy Motorsport aproveitou o muito tráfego em pista – recordar que a jornada do Estoril contou com 34 equipas no traçado do Estoril! – para recuperar a liderança. Foi na primeira posição que José Carlos Pires entregou o BMW M4 GT4 a Francisco Abreu.
 
Já com Francisco Abreu ao volante, a poucas voltas do final, Elias Niskanen aproximou-se e tentou a ultrapassagem. O piloto madeirense defendeu-se com classe e maestria, mas acabou por ser atirado para fora de pista numa manobra desesperada do finlandês na curva dois do Autódromo do Estoril. Não satisfeito com o toque, empurrou Francisco Abreu, já na escapatória, certificando-se que o BMW ficava atrás do Mercedes.
 
Conseguiu esse desígnio, mas os comissários desportivos, bem, penalizaram com 5 segundos esta manobra do jovem piloto finlandês. Assim, Francisco Abreu e José Carlos Pires ascenderam ao segundo lugar, descendo para terceiro a dupla Nuno Pires e Elias Niskanen, os principais rivais na luta pelo título. Com este resultado, as contas ficavam mais simples e um quarto lugar era suficiente para reclamar o título.
 
A segunda corrida promoveu a marcação da dupla do BMW M4 GT4 aos seus adversários, confortáveis pela vantagem adquirida na primeira corrida. Tudo ficou mais simples quando o Mercedes de Pires e Niskanen foi forçado a abandonar. A passadeira vermelha do título estava estendida e Francisco Abreu e José Carlos Pires terminaram no segundo lugar do pódio, depois da desclassificação dos vencedores.
 
Contas feitas, Francisco Abreu conquistou o terceiro título de Campeão de Portugal de Velocidade. O piloto madeirense, nos últimos cinco anos, foi campeão GT4 South European Series (2019), Campeão de Espanha de GT (2022) e duas vezes campeão de Portugal (2021 e 2023). Por seu turno, José Carlos Pires continua uma série de vitórias. Três vezes campeão do Super Seven by Toyo Tires (2020, 2021, 2022) e agora Campeão de Portugal de Velocidade, completando, assim, quatro anos de títulos.
 
No final ficou a celebração de um título que acaba prestigiado pela excelente oposição dos adversários dos pilotos do BMW M4 GT4 com as com as cores da CANON, KAIZEN INSTITUTE, BRISA, GTS, STORYTELLERS, ARANGO, SONNIC, MADEIRA MOTORES, DUNE e CLUB SPORT MARÍTIMO. Ficará, igualmente, na história, um campeonato cuja pontuação obriga a contabilizar os pontos da derradeira jornada e descontar os dois piores resultados em seis possíveis, permitindo descontar provas onde não se esteve, sequer, presente. Algo que deverá ser revisto para 2024, face à gritante injustiça deste procedimento.
 
Francisco Abreu – “Felicidade! É o sentimento que se sobrepõe a todos os outros. Mais um título de Portugal de Velocidade – o terceiro! – mas, muito saboroso porque ultrapassamos muitos obstáculos e dificuldades que tornaram difícil concretizar o nosso objetivo. Foi um fim de semana duro e complicado devido a um BoP que nos prejudicava sem sentido e a um incidente que poderia ter tido outras consequências. Os comissários estiveram bem ao penalizar a manobra, deixando-nos com uma janela aberta para o título. O abandono dos nossos adversários, facilitou-nos a vida, claro, mas fez-se justiça no final. Obrigado a todos os que nos apoiaram ao longo da temporada, ao José (Carlos Pires) aos nossos patrocinadores e à Speedy Motorsport que nos entregou um carro fiável e competitivo”
 
José Carlos Pires – “Estreia da dupla com o Francisco (Abreu) e a conquista do título. Não podia ter corrido melhor esta parceria com um piloto que é, agora, tricampeão de Portugal de Velocidade. Pessoalmente, é fantástico celebrar este título ganho com muito trabalho e compromisso, respeitando, sempre, os nossos adversários que, como já referi várias vezes, deram lustro ao nosso sucesso. Mais um título, desta feita, de Portugal, para a minha carreira e com um excelente companheiro de equipa. Não posso deixar de agradecer a todos pelo apoio, aos patrocinadores, ao Francisco e à Speedy Motorsport que fez um excelente trabalho ao longo da temporada.”
 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 10:29:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...