15 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

António Félix da Costa leva o DS E-Tense FE20 à vitória em Berlim e reforça o comando do campeonato

 

 

Tendo liderado o primeiro dos 6 E-Prix a correrem-se em Berlim, desde a pole-position até à bandeira de xadrez, assegurando pelo meio a volta mais rápida, António Félix da Costa permitiu-se, no final de uma corrida incrível e emocionante, ampliar a sua vantagem no Campeonato FIA de Fórmula E 2010/2020. Com isso garantiu a pontuação máxima de 30 pontos que se irão mostrar preciosos para um dos finais mais intensos da história do automobilismo.

 

A Formula E está a tentar algo nunca antes feito, estruturando uma reta final do Campeonato com 6 corridas ao longo de 9 dias na capital alemã. Pilotos e equipas encontram-se sob extrema pressão para mostrar serviço neste curto período de tempo, correndo em três configurações diferentes de uma mesma pista.

 

 

A longa interrupção do Campeonato FIA de Fórmula E devido à pandemia do coronavírus terminou esta quarta-feira no antigo aeroporto de Berlin-Tempelhof, dando início a uma sequência de 6 corridas num período de apenas 9 dias. António Félix da Costa e a equipa DS TECHEETAH iniciaram a Temporada 6 como haviam terminado antes da crise sanitária: com uma vitória!

 

 

Aos comandos de um DS E-TENSE FE20 mais fiável do que nunca, o piloto português fez a chamada corrida perfeita. Já líder do campeonato, assegurou não só uma pole-position de modo muito autoritário, eliminando a desvantagem de se encontrar no primeiro grupo da qualificação, como depois dominou a corrida do início até final. Durante 45 minutos e mais uma volta, o monolugar com o nº13, alimentado pela cadeia de tração DS Performance nunca perdeu o comando da corrida. E, como cereja no topo do bolo, o novo recruta da DS TECHEETAH até garantiu o ponto adicional de bónus que é atribuído ao autor da melhor volta da corrida. Com 30 pontos somados num único dia, era impossível para o António fazer melhor.

 

 

Assegurando o seu quarto pódio consecutivo e o segundo triunfo na presente temporada, António Félix da Costa reforça a liderança do campeonato de Pilotos, tendo agora 41 pontos a mais que o seu adversário mais direto. Por sua vez, a DS TECHEETAH tem uma vantagem de 36 pontos na tabela de Equipas.

 

Quanto ao seu companheiro de equipa Jean-Éric Vergne, ele que ostenta os títulos de Campeão das Temporadas 4 e 5 da Fórmula E, depois de garantir o 2º lugar da grelha de partida, no final de uma emocionante SuperPole, fez um arranque incrivelmente forte, mantendo-se no 2º lugar em grande parte da corrida, onde fez algumas demonstrações de força, nomeadamente na zona de Attack Mode, mas vir-se-ia, depois e infelizmente, fora de prova na sequência de um acidente, vendo-se privado de uma merecida medalha de prata.

 

Xavier Mestelan Pinon, Diretor da DS Performance:“O primeiro destes 6 encontros em Berlim foi perfeito para o António, com a pole-position e uma vitória muito clara. Depois dos meses que passámos, é obviamente a recuperação ideal, cenário que reforça a nossa liderança tanto entre os Pilotos como nas Equipas. Estamos, obviamente, desapontados com o que sucedeu ao Jean-Éric Vergne, que poderia ter terminado no pódio. Vamos analisar o que aconteceu e aprender com isso. O importante é lembrar que o nosso DS E-TENSE FE20 foi o carro mais rápido nesta pista de Berlin-Tempelhof, tanto nos treinos de classificação como na corrida e isso é muito bom para o que se segue.”

 

 

António Félix da Costa, 1º lugar: “Estou imensamente grato. O facto de no passado ter arrancado em tantas corridas no meio do pelotão deu-me muita experiência, mas também criou uma enorme fome de estar na frente. Estar agora aqui cria um sentimento verdadeiramente extraordinário, mas apesar deste resultado, nunca vou tomar como garantido um dia como este. Temos um dos melhores carros do pelotão da Fórmula E. O motor da DS é incrível e a equipa deu tudo o que tinha para mim e para o Jean-Éric, pelo que tudo o que posso expressar é gratidão a todos os elementos que a compõem por esta vitória. Seguem-se mais 5 corridas e muitos pontos em jogo antes de terminarmos a temporada aqui."

 

Jean-Éric Vergne, Abandono :“Tivemos um ótimo início de dia. As qualificações correram bem e eu tive uma boa sensação com o carro. Monopolizar a primeira linha da grelha de partida com o nosso DS E-TENSE FE20 foi bom também, pelo que estou ainda mais dececionado por terminar fora dos pontos, quando era possível alcançar uma ‘dobradinha’. A boa notícia: ainda faltam 5 corridas, a realizar nos próximos dias, e muitos pontos para conquistar. Já recuperei de uma situação ainda mais complicada, pelo que o campeonato está longe de estar decidido.”

 

Mark Preston, Team Principal da DS TECHEETAH.“Esta equipa não para de me surpreender. Tivemos 158 dias sem corridas e voltaram como se nunca tivéssemos parado. Garantir a primeira linha da grelha e ver um início muito bom da corrida de ambos os carros, que poderiam até ter terminado em ‘dobradinha’, são um sinal muito bom antes dos últimos 5 confrontos. Quando tudo parecia estar a ir bem para o Jean-Éric, o fim da corrida foi cruel. Mas todos o conhecemos e sabemos que ele voltará ainda mais forte e com mais fome. Dou os meus parabéns ao António pela vitória, a sua segunda com a DS TECHEETAH, e parabéns, também, a toda a equipa da Fórmula E por montar um evento como esta final do campeonato.”

 

Berlim 2 é já esta tarde

 

Este final particularmente intenso da temporada continuará, assim, nesta mesma pista, realizando-se hoje novo evento (corrida com partida agendada para as 18h00 em Portugal Continental). Seguir-se-ão mais duas corridas no fim de semana (uma no sábado e outra no domingo, usando o traçado inverso) e termina-se a época na quarta e quinta-feira da próxima semana, com os dois últimos confrontos, num traçado que irá integrar algumas zonas complementares.

 

Calendário das 5 últimas corridas da Temporada 6 (Berlin-Tempelholf)

 

  • Hoje, 6 de agosto de 2020 (traçado invertido)
  • 8 e 9 de agosto de 2020 (traçado tradicional)
  • 12 e 13 de agosto de 2020 (traçado com novas secções)

 

 

Periodicidade Diária

sábado, 26 de setembro de 2020 – 13:07:52

Pesquisar

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- 12 Horas do Estoril - Pitlane-Treinos Livres
 
publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...