12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Rodolfo Ávila sobe ao pódio em Wuhan

 

 

Rodolfo Ávila voltou a subir ao pódio esta temporada, ao conquistar o terceiro lugar na primeira corrida da jornada dupla no Campeonato da China de Carros de Turismo (CTCC) que este fim-de-semana se disputou no circuito citadino da cidade de Wuhan, província de Hubei. E não repetiu o feito na segunda corrida, hoje, porque o carro não o permitiu.
 
Usando a experiência que tem em traçados urbanos, Ávila entrou forte na prova, tendo conquistado o terceiro melhor tempo na sessão de qualificação, realizada no sábado, mesmo após ter visto o seu melhor registo invalidado por alegado incumprimento dos limites da pista.
 
Horas depois, na corrida, um arranque fulgurante permitiu a Ávila subir ao segundo lugar. Contudo, quando menos esperava, e ainda na segunda volta da corrida, o piloto do VW Lamando GTS nº9 foi abalroado por um adversário, entrando em pião. Ávila conseguiu controlar o carro, evitando males maiores, mas caiu para a sexta posição.

 


 
Tal como tem sido costume esta temporada, o piloto da equipa SVW333 Racing não baixou os braços face à contrariedade e imprimiu um ritmo forte, num circuito que não permite qualquer tipo de exagero, efectuando uma série de ultrapassagens de arregalar o olho, terminando no terceiro lugar.
 
No arranque fui para segundo, mas na segunda volta, levei um toque do concorrente que seguia atrás de mim e fiz um pião. Caí para sexto e depois foi sempre a subir posições até ao final da corrida, relatou o piloto português de Macau que não escondeu que deu-me um imenso gozo, porque o carro estava bom e o circuito, apesar de pequeno, é interessante e muito rápido, com uma chicane feita em quinta velocidade.
 
Visto que a grelha de partida para a segunda corrida é formada pelos primeiros doze classificados da primeira corrida em ordem invertida, Ávila arrancou do décimo posto para a corrida deste domingo, uma posição delicada, porque é no meio do pelotão que habitualmente acontecem as lutas mais acirradas.
 
Durante as primeiras cinco voltas, disputadas a um ritmo electrizante nos lugares cimeiros, Ávila foi sempre subindo posições, escalando do décimo até ao terceiro lugar.  Contudo, um problema de motor à sexta volta colocou um ponto final naquilo que estava a ser uma corrida de elevado nível e que certamente seria recompensada com mais uma subida ao pódio.
 
“Foi frustrante, mas as corridas são mesmo assim. A temperatura da água do motor disparou e não havia como continuar. Foi pena, porque para além de ter perdido um pódio garantido, em termos de campeonato este abandono também foi bastante prejudicial. Agora há que pensar na próxima corrida daqui a quinze dias em Xangai, onde vou  tentar encerrar a época com um bom resultado”, concluiu Ávila que ainda assim efectuou a volta mais rápida da corrida e, este fim-de-semana, ajudou a SAIC Volkswagen a manter a liderança no Campeonato de Construtores.

A última prova da temporada do CTCC decorre no fim-de-semana de 25 e 26 de Novembro, no circuito de Tianma, Xangai.

 

 


 

sexta-feira, 24 de novembro de 2017 – 07:17:20

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...