13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Vitória para Carlos Sainz em nova dobradinha Peugeot na etapa 6 do Dakar

 

Foi um longo dia atrás do volante para todas as equipas, numa altura em que o Rali Dakar 2018 entra nas exigentes Etapas de elevada altitude da Bolívia. Rumando à capital do país, por caminhos muito diferentes dos que se haviam visto até aqui, a PEUGEOT manteve o controlo da prova, alcançando a sua quarta vitória em Etapas nesta edição, desta vez através de Carlos Sainz – a sua primeira este ano – reforçando a posição da equipa com uma dobradinha nesta Especial, resultado semelhante ao que tem na Classificação Geral. A boa notícia para todas as equipas é que se segue um bem merecido dia de descanso, numa altura em que a prova atinge a sua metade. Após uma primeira semana bem dramática, é impossível prever o que se seguirá...


  • Carlos Sainz e Lucas Cruz alcançaram, nesta Especial, nova vitória em Etapas para a PEUGEOT, num terreno que passou dos troços em deserto para as passagens de montanha em elevada altitude, atingindo-se os 4.732 metros e com retas feitas completamente a fundo. Provando a capacidade de adaptação do PEUGEOT 3008DKR Maxi a todos os tipos de terreno, a dupla espanhola dominou a ação deste dia e foi a mais rápida na Especial, deixando os seus adversários a mais de 4 minutos.


  • Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret também evitaram contratempos e, numa combinação de consistência e fiabilidade, terminaram a Especial com o 2º melhor tempo e consolidaram o 1º lugar da Classificação Geral. A sua atual vantagem é de cerca de 30 minutos, numa altura em que há, pela frente, toda uma semana de intensa competição.


  • Cyril Despres e David Castera apontam agora às vitórias em Especiais, depois de terem vivido dois dias bastante complicados. No entanto, esta Etapa correu-lhes muito melhor – foram os 5ºs mais rápidos na Especial – e, com uma confiança renovada, voltam a surgir nos lugares da frente, ao mesmo tempo que se mantêm sempre a postos para ajudar os seus companheiros de equipa.

 

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 6:

1. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, 2h53m30s

2. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +4m06s

3. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, +5m05s

4. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk von Zitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, +5m31s

5. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +8m49s

...


CLASSIFICAÇÃO APÓS A ETAPA 6:

1. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, 16h25m02s

2. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, +27m10s

3. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, +1h20m41s

4. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, +1h24m20s

5. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk von Zitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, +1h35m59s

8. Sheikh Khalid Al Qassimi (ARE) / Xavier Panseri (FRA), Peugeot 3008DKR, +1h46m48s

...

45. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, +41h32m41s


EM DIRECTO DO BIVOUAC…

 

 

Carlos Sainz (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°303)

1º na Etapa 6, 2º na Classificação Geral

"Desde o início do rali que temos estado em traçados sem pistas definidas, na areia, que não é o meu tipo de terreno favorito. Nesta Etapa houve muitas retas, não sendo tão emocionante, mas foi bom termos esta mudança de cenário, pois cinco dias de areia foi demasiado. Há ainda muito Dakar pela frente, com longas Especiais de 400 ou 500 quilómetros, bem como uma Etapa Maratona, pelo que qualquer coisa pode acontecer."

 

 

Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°300)

2º na Etapa 6, 1º na Classificação Geral

"Foi um dia completamente diferente, numa Especial mais simples e de fácil navegação. O principal problema foi a altitude, que obviamente suga um pouco da potência aos motores, para além de que o cérebro também funciona um pouco como que em câmara lenta, pelo que foi um pouco complicado. Foi um dia de transição, entre deserto e montanha. Pela minha parte não corri quaisquer riscos, pois o mais importante era chegar em segurança à Bolívia. Estar em La Paz com 27 minutos de avanço é muito mais do que eu esperava."

 

 

Cyril Despres (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°308)

5º na Etapa 6, 45º na Classificação Geral

"A altitude não foi problemática para nós, sendo que depois de todas as contrariedades que tivemos nos últimos dois dias, o mais difícil para nós foi retomar o ritmo. O principal objetivo agora é, acima de tudo, estar lá para apoiar os nossos colegas de equipa, não havendo qualquer necessidade de correr riscos. Adotamos um ritmo constante, sem pressionar demasiado, numa Especial que estava bastante húmida. E, pelo menos, independentemente do que aconteça, posso dizer que conduzi ao longo das margens do Lago Titicaca: isso já é alguma coisa!"


SABIA QUE…

 

A PEUGEOT já conta com um sucesso desportivo na Bolívia, alcançado em 1979. Foi no Rali da Codasur, prova que, entretanto, passou a ser conhecido como Rali da Argentina, hoje um rali do Campeonato do Mundo (WRC). Os dois PEUGEOT 504 de fábrica, entregues a Jean Guichet/Jean Todt e Jean-Claude Lefebvre/Jean-Pierre Rouget, terminaram esse rali memorável no 1º e 2º lugares, que teve um traçado idealizado para atravessar a Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Peru. Mas a prova viria a ser interrompida no Peru devido a questões políticas.


A SEGUIR…

 

Dia de Descanso (sexta-feira, 12 de janeiro): LA PAZ

Esta sexta-feira é dia de descanso em La Paz, na capital da Bolívia, seguindo-se uma nova Etapa e, logo depois no domingo, a primeira parte da Etapa Maratona deste ano, que não permite qualquer intervenção exterior durante a noite que a separa da segunda metade, a correr-se no dia seguinte. Este dia de descanso é, também, uma oportunidade para as equipas relaxarem um pouco, sorte que os mecânicos da PEUGEOT não têm, pois terão de despir e reconstruir cada um dos 3 PEUGEOT 3008DKR Maxi ainda em prova, restaurando-os na perfeição para a segunda semana deste Rali Dakar.

 

 


 

terça-feira, 16 de outubro de 2018 – 00:13:26

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...