12 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Silk Way Rally 2017 - 9ª Etapa: Vitória para Peterhansel - Despres é o novo líder após problemas de Loeb

 

Após a curta jornada de descanso de ontem em Urumqi (China), o “Dream Team” Peugeot regressou à ação esta manhã, com os Peugeot DKR e o Peugeot DKR Maxi inteiramente revistos, prontos a iniciar a segunda semana de competição do Silk Way Rally. A Etapa nº 9 provou para ser particularmente difícil, com nada menos do que 4 horas intensas contra o cronómetro, sobre 50 km de areia e 370 km em pisos de terra muito demolidores.

 

 

Coube à dupla Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, no Peugeot DKR nº 106, vencer a Especial do dia, obtendo, assim, a 8ª vitória em Etapas para a Peugeot em 9 possíveis desde a partida da prova.

 

 

Já Cyril Despres/David Castera, no Peugeot DKR nº 100, foram os 5ºs mais rápidos mas viriam a assumir o 1º lugar da prova. Têm cerca de 44 minutos de vantagem sobre os seus mais diretos perseguidores, permitindo que o Team Peugeot Total mantenha uma ininterrupta liderança desde o 1º dia desta demolidora prova, cuja partida teve lugar em Moscovo.

 

 

Quanto a Sébastien Loeb / Daniel Elena, no Peugeot DKR Maxi nº 104, tiveram uma saída de estrada ao km 82, após bater numa vala, nas imediações de um oued. Apesar das várias reparações de emergência, eles ainda se encontram no interior da Especial, pelo que os mecânicos do Team Peugeot Total aguardam o seu regresso ao bivouac para examinar o carro, analisar a extensão dos danos e decidir se as reparações são possíveis dentro do tempo disponível.

 

A ETAPA EM RESUMO

 

A 9ª Etapa do Silk Way Rally não poupou o Team Peugeot Total. Do programa de 813 km, entre Urumqi e Hami, constavam 421 km cronometrados, num dia que não começou de modo auspicioso, pois a partida dos primeiros carros atrasou 40 minutos devido a um erro no cálculo do tempo do percurso de ligação.

 

 

Entrando para a Especial como líder da geral, com mais de uma hora de avanço, Sébastien Loeb foi vítima dum acidente, quando se afastou alguns metros do percurso estabelecido, sob o leito seco de um rio, atingindo violentamente uma vala, tendo danificado muito o seu Peugeot DKR Maxi. Feitas as reparações possíveis, Loeb voltou à estrada mais de uma hora e meia depois, rolando com um chassis fortemente afetado, tal como o próprio habitáculo. Voltaria depois a parar ao km 172 e ao km 214, mesmo com as ajudas do camião de assistência que a Peugeot inscreve na prova.

 

Vencedor há um ano, Cyril Despres assumiu, assim, a liderança da prova, sem conhecer qualquer problema na Etapa. Stephane Peterhansel assinou o melhor tempo do dia, sendo agora o 7º classificado na categoria “Auto” e o 11º da Geral (incluindo os “Camiões”).

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

Bruno Famin, Diretor do Team Peugeot Total

"No momento, não temos muitas informações sobre a situação do Sébastien e do Daniel, exceto que estão bem de saúde. Sabemos que ainda têm muitos quilómetros pela frente e que o carro está muito danificado, pelo que só quando entrarem no acampamento podemos dizer algo mais. Em qualquer dos casos, o que aconteceu hoje é parte da corrida, sendo exatamente o tipo de coisas que acontecem num rali tão difícil quanto o Silk Way Rally. Positivo é o fato de continuarmos a ter um Peugeot na liderança, agora através do Cyril, e de termos conquistado mais uma vitória em Etapas, através do Stéphane. O que aconteceu hoje é mais uma prova de que tudo é possível e nada está garantido. Com um único carro na liderança, a estrada até Xi’an vai-nos parecer muito mais longa e dado que as Especiais desta semana são particularmente difíceis prefiro não fazer qualquer prognóstico."

 

 

Stéphane PETERHANSEL, Piloto Team Peugeot Total

Vencedor da Etapa / 7º da Geral (autos)

"O percurso de hoje foi completamente diferente da que tínhamos visto na primeira parte da prova, com muito off-road e armadilhas muito semelhantes às que conheço de provas em África. Usei, por isso, as táticas que acumulei com a minha experiência. Foi pena ver o que aconteceu ao Sebastian, que pagou muito caro um pequeno erro. Mas é a realidade desta disciplina, não sendo surpreendente. É só estranho, pois começámos o rali com três carros muito fortes e agora só temos um em posição de vencer a prova, a alguns dias do seu final. Mas a Peugeot mantêm-se na liderança e a equipa está focada num único objetivo: chegar a X'ian no 1º lugar. Agora há que ficar ao lado do Cyril e ajudá-lo a vencer."

 

 

Cyril DESPRES, piloto Team Peugeot Total

2º lugar na Etapa / 1º da Geral

"A Especial foi muito difícil, em todos os sentidos do termo, com valas, lombas e zonas muito frágeis no leito de um rio... Houve de tudo e estávamos sempre a ser sacudidos. À luz das circunstâncias, decidi, junto com o David, não correr riscos. É ainda mais difícil concentrarmo-nos quando vemos um dos nossos companheiros parados fruto de um acidente. Ainda conseguimos manter um bom ritmo, mesmo se nos perdemos numa parte da Especial, tendo encontrado o Stéphane quando andávamos à procura da pista ideal. O fato de estarmos esta noite na liderança não muda a nossa estratégia. Nada está assegurado, pelo que vamos continuar a rolar de forma inteligente."

 

 

ANTEVISÃO DA 10ª ETAPA

Amanhã (terça-feira, dia 18 julho), os concorrentes saem de Hami rumo a Dunhuang, numa Etapa de 517 quilómetros, 360 dos quais da Especial. Se a parte inicial será extremamente rápidas, a estrada torna-se depois mais lenta e técnica, com várias mudanças de direção. A navegação será muito difícil na última parte de uma Especial disputada ao longo de um lago salgado.

 

RESULTADOS:

 

9ª Etapa

1º PETERHANSEL Stéphane (FRA), Peugeot 3008 DKR

2º LU Binglong (CHN), Baicmotor BJ40L

3º LIU Kun (CHN), GEELY SMG BUGGY

4º HAN Wei (CHN), GEELY SMG BUGGY

5º DESPRES Cyril (FRA), Peugeot 3008 DKR

 

Geral após a 9ª Etapa

1º DESPRES Cyril (FRA), Peugeot 3008 DKR, 26:31:17

2º HAN Wei (CHN), GEELY SMG BUGGY, a 44:12

3º MENZIES Bryce (USA), Mini John Cooper Works Rally, a 51:23

4º LAVIEILLE Christian (FRA), Baicmotor BJ40L, a 52:34

5º SOTNIKOV Dmitry (RUS), Kamaz 43509, a 01:18:43

11º PETERHANSEL Stéphane (FRA), Peugeot 3008 DKR, a 02:29:51 (nota: 7º “Auto”)

 

 


 

domingo, 19 de novembro de 2017 – 16:03:38

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...