11 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Desafio Total Mazda na Baja TT do Pinhal (Final) - Três Mazda Proto no “Top Ten”

 

 

Pedro Dias da Silva vence Desafio e garante quinto lugar na Baja TT do Pinhal

 

Teve lugar este fim-de-semana na região da Sertã aquela que, certamente, será recordada como uma das mais duras provas de Todo-o-Terreno disputadas em solo nacional. A Baja TT do Pinhal chegou a ter momentos dramáticos com pilotos e navegadores a chegarem ao final do primeiro sector selectivo, disputado entre as 10h30 e as 14h00, à beira do colapso, tal o calor que se fez sentir e que dentro dos carros de prova chegou a ultrapassar os 60 graus.

 

Foi, assim, sob condições verdadeiramente adversas que Pedro Dias Silva e José Janela garantiram a segunda vitória do ano no Desafio Total Mazda, ao qual juntaram um não menos brilhante quinto lugar da geral. Aliás, não deixa de ser curioso o facto de numa prova tão dura, terem terminado três Mazda Proto no lote dos 10 mais rápidos em prova, facto que serve para sublinhar a fiabilidade dos carros concorrentes ao Desafio, mas também e tenacidade e espírito de sacrifício dos pilotos que animam a competição levada a cabo pela Mazda Motor de Porrtugal e pela Total.

 

 

Com este resultado, Pedro Dias da Silva está mais confortável na liderança do Desafio, voltando a somar 28 pontos (25 da vitória na prova e mais três pelo melhor tempo na Super Especial e em cada um dos Sectores Selectivos). Assim, o piloto de Tomar passa a somar 56 pontos, ao cabo de uma jornada que considerou “das mais duras que alguma vez disputei. Foi uma manhã muito complicada por causa do calor e, além disso, fizemos mais de 100 quilómetros apenas com tracção traseira. Para a tarde tudo correu de forma bem mais “pacífica” e no final conseguimos uma nova vitória e reforçamos a liderança no Desafio. Estamos todos de parabéns.”

 

Depois do desaire em Reguengos de Monsaraz que o impediu de terminar a prova, Nuno Tordo/Antóno Serrão “vingaram-se” e garantiram o segundo lugar final no Desafio, numa prova em que o carro esteve impecável, mas “eu sofri muito. Nem consigo descrever o que passei no Sector Selectivo da manhã. Acho que se tivesse que cumprir mais 10 quilómetros isto podia ter corrido francamente mal. Cheguei à Sertã absolutamente desidratado, depois de um esforço hercúleo para trazer o carro até ao final do sector. No meio de tanto esforço este resultado acaba por ser um bom prémio para todos...”  

 

Na mesma linha, Bruno Rodrigues, que este fim-de-semana repetiu o último lugar do pódio, a exemplo do que tinha assegurado na ronda alentejana, foi outro dos pilotos que teve um dia muito duro por causa do calor: “Não sei qual era a temperatura no carro, mas seguramente não era nada saudável. Estou muito contente com a performance e comportamento do meu Mazda Proto e só tenho pena de não ter conseguido tirar mais partido, mas a certa altura a única preocupação era chegar ao final e arrefecer. Conseguimos mais um bom resultado e acho que estamo no bom caminho em termos de desenvolvimento deste novo Mazda Proto, que ainda tem algum trabalho para fazer, mas cuja base é excelente.”

Quartos classificados à chegada à Sertã, Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro foram mais um exemplo do quão difícil for completar os 190 quilómetros do Sector Selectivo matinal. Segundo o piloto: “hoje que não cometemos erros foi o calor a complicar-nos a vida. O Luís Ribeiro sentiu-se mal e tivemos que parar durante algum tempo. Temi pela saúde dele. Foi de facto muito complicado. Conseguimos chegar ao final e somámos mais 12 pontos, portanto nem tudo foi mau...”

 

De referir que a dureza da secção matinal foi tal que várias equipas se viram obrigadas a abandonar, maioritariamente devido às altas temperaturas – acima de 42 graus – que foram sentidas ao final manhã. Foi este o caso de duas das formações concorrentes ao Desafio Total Mazda: Floriano Roxo/Nuno Roxo, Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira. Pelo caminho, ficariam ainda Francisco Gil/Filipe Rasteiro, devido ao sobreaquecimento do motor do seu carro, e Bruno Oliveira/Paulo Marques, que abdicaram na ligação do parque de assistência para o parque de partida para o segundo sector selectivo, em Oleiros, com um problema na caixa de velocidades.

 

O Desafio Total Mazda prossegue com a Baja TT Idanha-a-Nova, a disputar nos dias 8 e 9 de Setembro, novamente com organização da Escuderia de Castelo Branco.

 

Classificação Final

1º Pedro Dias da Silva/José Janela (Auto Julio), 6h09m57s

2º Nuno Tordo/António Serrão (Hydraplan), 6h32m36s

3º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (Auto São Cristovão), 6h53m29s

4º Pedro Salgueiro/Luís Ribeiro (Julião e Filhos), 7h59m24s

 

Desafio Total Mazda (Após duas provas)

1º Pedro Dias da Silva – 56 pontos

2º Bruno Rodrigues – 30 pontos

3º Pedro Salgueiro – 24 Pontos

4º Nuno Tordo e Bruno Oliveira, 18 pontos

6º Floriano Roxo – 10 pontos

 

Palmarés do Desafio Total/Mazda

Ano     Piloto                      Navegador

2016   Etelvino Carvalho    João Penedo

2015   João Rato             João Ratinho

2014   Carlos Pinto           Miguel Sanchez

2013   Etelvino Carvalho    Nuno Gonçalves

2012   João Rato             José Motaco

2011   João Rato             José Motaco

2010   João Pais              João Rato

2009   João Pais              -

2008   Bruno Oliveira        -

 

 


 

quarta-feira, 28 de junho de 2017 – 22:41:41

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...