18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Silk Way Rally - 4ª Etapa: Stéphane Peterhansel recupera o comando

 

Se o calor marcou presença no final do dia em Astana, capital do Cazaquistão, a especial de 223,48 km teve lugar em condições muito difíceis, fruto da vegetação alta e das fortes chuvas que transformaram em lama pegajosa o traçado em terra.

 

·  No final da especial, os PEUGEOT 2008 DKR pesavam mais 200 kg do que á partida da etapa desta manhã, segundo sentiam as duplas de pilotos do Team Peugeot Total. A lama acumulou-se em todo o lado, incluindo as proteções da retaguarda, enquanto a vegetação escondia vários obstáculos, que resultaram em furos lentos nos 2008 DKR #102 e #104.

 

·  Vencedores da etapa de ontem, Cyril DESPRES / David CASTERA abriram a especial em boa metade da mesma, algo particularmente complicado em termos de navegação. Foram bem sucedidos nesse exercício de perder o menor tempo possível e garantiram, assim, um bom 4º lugar na geral. Os seus companheiros de equipa Stéphane PETERHANSEL / Jean-Paul COTTRET souberam ir a jogo e regressaram ao comando da prova no final de uma corrida bem gerida, garantindo-lhes a vitória na etapa. Já a dupla Sébastien LOEB / Daniel ELENA manteve a sua 3ª posição da geral, após igual resultado na etapa.

 

·Amanhã (quarta-feira, 13 de julho) os concorrentes vão lançar-se na especial mais longa da prova, com um percurso cronometrado de 568,26 km, para um total de 820,75 km, ligações incluídas.

 

 

 

TIPOLOGIA DO TERRENO

Terra e lama, zonas pantanosas

 

 

CONDIÇÕES DE CONDUÇÂO

Especial rápida.

 

 

METEOROLOGIA

Chuva no início da especial; céu encoberto, 23ºC.

 

VELOCIDADE MÉDIA

113,8 km/h

 

 

 

Bruno FAMIN, Diretor do Team Peugeot Total / Diretor da Peugeot Sport

 

«Temos três carros nos quatro primeiros na classificação provisória, mas os nossos adversários não estão longe e, embora alguns tenham perdido tempo hoje, irão estar presentes para nos colocar pressão na especial. Há muito pouca diferença de tempos e quando se olha para o grande desafio que amanhã aguarda os concorrentes, o rali não está senão a começar, pelo que temos que nos manter concentrados.»

 

Stéphane PETERHANSEL - 1º lugar na Etapa / 1º lugar da Geral

 

 

«Os primeiros 60 km estavam enlameados e muito escorregadios, mas ainda assim garantindo algum prazer de condução. Houve, também e de novo, muita navegação. Tivemos alguma vantagem porque arrancamos mais atrás, pelo que havia trilhos para seguir. Com as projeções de lama dos concorrentes que nos precederam, a visibilidade às vezes viu-se reduzida. Mas num determinado ponto da prova atingimos os 185 km/h... isto apesar das condições estarem longe do ideal. Quanto ao carro, está tudo bem.»

 

Sébastien LOEB 3º lugar na Etapa / 3º lugar da Geral

 

 

«A navegação foi muito complicada, pois as trilhas às vezes mal se viam no meio da erva alta. Entrámos bem na especial e ultrapassámos rapidamente o Cyril e o Al-Rahji. Depois perdemo-nos várias vezes os três e depois seguimos no ritmo do carro que ia à frente. Terminámos em 3º esta especial sem grandes passos em falso.»

 

Cyril DESPRES 10º lugar na Etapa / 4º lugar da Geral

 

 

«Arrancámos para a etapa sob chuva, cobrindo os primeiros 50 km em campos virgens, sem qualquer trilho e com lama muito espessa. O nosso ritmo não era, por isso, grande, pelo que o Al-Rahji nos apanhou, tal como o Sébastien, e passámos a rolar juntos. Jogámos o jogo do gato e do rato, até que demos um toque num bloco de cimento que estava escondido na erva alta. Furámos, mas decidimos terminar a especial sem parar para trocar o pneu. Podia ter sido pior...»

 

 

Classificação Provisória – 4ª Etapa (Kostanay-Astana)

1. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 1h57’58’’

2. Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS), Mini, +6min22s

3. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +7min33s

4. Aidyn Rakhimbayev (KAZ) / Anton Nikolaev (RUS), Mini, +8min07s

5. Damen Scott Jefferies (USA) / Max Brien Eddy Jr (USA), Jefferies Buggy, +9min20s

10. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 12min51s

 

Classificação Geral Provisória após a 4ª Etapa

1. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, 4h05’14’’

2. Vladimir Vasilyev (RUS) / Konstantin Zhiltsov (RUS), Mini, +2min41s

3. Sébastien Loeb (FRA) / Daniel Elena (MC), PEUGEOT 2008 DKR, +2min51s

4. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 2008 DKR, + 3min59s

5. Aidyn Rakhimbayev (KAZ) / Anton Nikolaev (RUS), Mini, +6min52s

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 06:06:01

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...