14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

À conversa com César Machado & Mariano Pires

 

 

César Machado e Mariano Pires estrearam-se em grande nas GT4 South European Series, tendo conquistado em Jarama uma vitória e uma pole-position aos comandos do Ginetta G55 GT4 da ABM Grand Prix. Mas a jovem dupla quer mais.
 

 
César Machado, apesar dos seus vinte e seis anos de idade, é já um valor seguro do automobilismo de pista português, tendo sido um dos protagonistas do Campeonato Nacional de Velocidade nas suas diversas formas – Sport-Protótipos e TCR. O ano passado estreou-se internacionalmente com uma vitória no TCR Italia.
 
Este ano o piloto de Vila Nova de Famalicão dá um passo em frente na sua carreira, debutando no excitante mundo dos GT através das GT4 South European Series e já deixou a sua marca.
 

 
Por seu lado, Mariano Pires está apenas no seu segundo ano no automobilismo, depois de uma carreira notável no karting.
 
A inexperiência do piloto de Ponte de Lima, que em 2018 disputou a KIA Picanto GT Cup, não o impediu de se confirmar como uma das esperanças mais excitantes do automobilismo português, tendo conquistado a sua primeira pole-position no exigente mundo dos GT na sua primeira tentativa.
 
Pergunta & Resposta

- A ronda de Jarama foi a sua primeira aparição nas GT4 South European Series. Pode explicar-nos as sensações que teve ao longo do fim-de-semana?
César Machado: “As sensações foram óptimas. Em ambas as qualificações saímos da linha da frente e conseguimos capitalizar o arranque da primeira linha em vitória na primeira corrida e no segundo posto na segunda. Melhor, só mesmo o triunfo em ambas.”
 
Mariano Pires: “A primeira ronda de Jarama foi bastante positiva para nós, sendo a primeira vez que conduzi um carro deste género, além de um teste com poucas voltas em França. Adaptei-me bastante bem e consegui logo fazer a pole-position na minha estreia e ganhar a primeira corrida.”
 
- Como tem bem presente, esta é a temporada inaugural das GT4 South European Series. Quais são as suas impressões iniciais acerca da Race Ready, o organizador da competição?
César Machado: “As impressões são boas. É um trabalho difícil trazer uma categoria destas para este mercado, mas acho que faz sentido e que haverá muitos boas oportunidades a explorar. É certo que é o primeiro ano da competição e ainda é um mundo novo para muita gente, sendo que existem ainda aspectos que no meu ponto de vista deveriam ser tidos em conta e melhorados. Mas nós pilotos estamos cá para ajudar e tornar este campeonato num campeonato apetecível para mais pilotos e equipas.”
 
Mariano Pires: “Parece-me que a organização está a fazer um bom trabalho, adequado ao tipo de campeonato. Juntamente connosco podemos ainda evoluir mais.”
 
- Que pontos fortes considera ter as GT4 South European Series?
César Machado: “A GT4 South European Series acaba por ser um óptimo ponto de partida para o mundo dos GT, aproveitando um formato de sucesso e em claro crescimento.”
 
Mariano Pires: “O GT4 South European Series é uma competição com muito potencial, uma boa organização, carros muito competitivos e muito bons pilotos. O que falta agora é mais pessoas conseguirem perceber isso e aderirem.”
 
- Quais são as expectativas para as restantes rondas das GT4 South European Series?
César Machado: “As expectativas passam, como não poderia deixar de ser, por lutar pela vitória em todas as corridas. É uma tarefa que não se prevê fácil, mas no que depender de mim, tudo irei fazer para o conseguir. Há muitos fatores condicionantes que não dependem de nós pilotos, como o caso do BoP, que é um fator que espero que nos seja mais favorável para Barcelona de forma a que possamos lutar com a concorrência de igual para igual.”
 
Mariano Pires: “Para as próximas provas o nosso objetivo, como sempre será ganhar, sabemos que a pista de Barcelona pode não ser tão propícia para o Ginetta, mas acredito que com o trabalho de toda a equipa vamos conseguir ter um carro competitivo que nos permita lutar pela vitória.”

 

 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 20 de novembro de 2019 – 20:15:01

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...