>
Miki Biasion vai apoiar a Lancia no desenvolvimento do Lancia Ypsilon HF e do Lancia Ypsilon Rally 4 HF
“Hoje, a Lancia dá mais um passo em frente no seu percurso de Renascimento. No final de maio apresentámos em antevisão dois grandes novos modelos, que serão lançados oficialmente em 2025: o Novo Lancia Ypsilon HF, a versão de elevada performance do primeiro automóvel da nova era da marca; e o Lancia Ypsilon Rally 4 HF, o modelo que marcará o regresso oficial da Lancia ao mundo dos ralis, em linha com a sua lendária história desportiva. O ‘porta-voz’ natural deste duplo regresso só poderia ser Miki Biasion, o piloto italiano de ralis mais bem sucedido de todos os tempos, que contribuiu para fazer da Lancia a marca mais vitoriosa de sempre na história da modalidade. Os seus muitos anos de experiência com a equipa Lancia Corse serão fundamentais para o desenvolvimento de ambos os carros. É o início de um novo capítulo na história do Renascimento da marca, caracterizado pela ambição, pragmatismo e humildade, totalmente em linha com o ADN da marca",declarou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.
“Sinto-me extremamente honrado por poder apoiar a Equipa de Produto da Lancia nas configurações e comportamento dinâmico do Ypsilon HF, oferecendo um verdadeiro prazer de condução desportiva aos seus condutores. Estou também muito satisfeito por trabalhar com a equipa Stellantis Motorsport no aperfeiçoamento do desempenho do Ypsilon Rally 4 HF: ‘setup’, travagem e calibração do motor. Espero poder encorajar todos os jovens pilotos que estão a fazer o seu percurso com o nosso Lancia Ypsilon Rally 4 HF, para se tornarem os profissionais e campeões do futuro. A Lancia das vitórias e das competições está de volta e estou absolutamente encantado por fazer parte disso”, afirmou Miki Biasion.
Miki Biasion é um ícone na história do desporto automóvel, tendo contribuído para fazer da Lancia a marca mais bem-sucedida de todos os tempos, com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Construtores e de Resistência, uma vitória nas 1000 Miglia, duas vitórias na Targa Florio e uma vitória na Carrera Panamericana.
Biasion fez a sua estreia nas cores da Lancia ao volante do Rally 037 Gr. B. Em 1983, ano em que correu e venceu os campeonatos italiano e europeu. A partir de 1986, participa apenas em ralis incluídos no Campeonato do Mundo: no seu primeiro ano, leva o Delta S4 à vitória na Argentina. Os resultados melhoraram ainda mais na época seguinte; as suas cinco vitórias em 1988 incluíram o seu primeiro título mundial com o Delta Integrale Gr. A. Em 1989, Biasion juntou-se às fileiras dos bicampeões mundiais e, em ambos os anos, venceu também o Rali Safari, em África, sendo o único italiano a consegui-lo.
Desta forma, Biasion ligou indissociavelmente o seu nome a esta marca nos anos 80 e 90, tornando-se no piloto italiano com maior sucesso de todos os tempos, tendo conduzido o icónico Delta do Team Martini Racing ao triunfo nos Campeonatos do Mundo de 1988 e 1989.