18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Os Citroën C3 WRC ao assalto do Rali da Finlândia

 

No pico do verão, o WRC vai ter continuidade nos famosos saltos do Rali da Finlândia.
Na terra dos 1000 Lagos, a Citroën Total Abu Dhabi WRT inscreve três C3 WRC para as duplas
Kris Meeke / Paul Nagle, Craig Breen / Scott Martin e Khalid Al Qassimi / Chris Patterson.

 

DO GRANDE PRÉMIO DE JYVÄSKYLÄ AO RALI DA FINLÂNDIA

 

Criado em 1951, o “Grande Prémio de Jyväskylä” assumiu o nome de “Rali dos 1000 Lagos” de modo a adquirir a sua aura internacional. Prova do calendário do Campeonato do Mundo de Ralis desde a sua criação em 1973, tornou-se célebre pelos seus famosos saltos, que garantem das imagens mais espetaculares de toda a temporada.

 

O percurso do agora denominado Rali da Finlândia recorre às estradas de terra geralmente usadas pelos habitantes da região de Jyväskylä. Cortando as florestas, o seu perfil amplo e rápido forma alterna com zonas onduladas que, numa primeira abordagem, parecem suaves e doces, mas onde os carros do WRC se lançam a alta velocidade, descolando e percorrendo no ar dezenas de metros, levando ao delírio as centenas de milhares de telespectadores presentes ao longo do traçado, fascinados com fantástico espetáculo.

 

Para se ser rápido na Finlândia há, por isso, que saber ler estes saltos, estimando o seu comprimento, a posição em que se regressa ao solo e como abordar o próximo salto. Não surpreende, portanto, que este rali tenha sido, ao longo de muito tempo, feudo dos pilotos finlandeses e suecos, sendo que depois de Carlos Sainz em 1990, apenas quatro outros pilotos não-nórdicos vingaram em Jyväskylä: Didier Auriol, Sébastien Loeb, Sébastien Ogier e Kris Meeke.

 

O percurso da edição de 2017 será relativamente semelhante ao de anos anteriores: após uma curta SuperEspecial na noite de quinta-feira, no dia seguintes os concorrentes irão enfrentar uma verdadeira maratona, com 12 Especiais distribuídas ao longo de 15 horas; o dia de sábado será um pouco menos denso, com 8 especiais, incluindo duas passagens pelo novo troço de Pihlajakoski e pela mítica classificativa de Ouninpohja; o rali termina no domingo com uma etapa tipo sprint, com 4 curtas Especiais, incluindo a habitual Power Stage.

 

OBJETIVOS: ANDAR NO GRUPO DA FRENTE

 

Para esta 9ª prova do WRC 2017 (de um total de 13), a Citroën Total Abu Dhabi WRT inscreve três carros para as mesmas duplas que ali estiveram no ano passado.

 

 

Naturalmente que as atenções irão recair sobre Kris Meeke e Paul Nagle, vencedores do Rali da Finlândia em 2016, no final do rali mais rápido da história do WRC.

 

Competitiva em todos os pisos, registando uma vitória no México e melhores tempos na maioria das provas do presente ano, a dupla do C3 WRC n° 7 terá de encontrar o equilíbrio entre performance e controlo da viatura, de modo a integrar-se no grupo da frente. Esta será a 10ª participação de Meeke na Finlândia, um dos ralis onde tem mais experiência.

 

A edição de há um ano marcou, também, a primeira subida ao pódio em provas do WRC de Craig Breen e Scott Martin. O piloto do C3 WRC n° 9 está, por isso, impaciente pelo arranque da prova, que é uma das suas favoritas. Tendo sido 5º classificado nos ralis de Monte-Carlo, Suécia, Córsega e Portugal, Breen contará com uma base sólida para continuar a sua progressão dentro da elite do WRC. Tal como Meeke, conta uma grande experiência neste rali, registando aqui a sua 8ª participação.

 

O efetivo dos C3 WRC ver-se-á complementado por Khalid Al Qassimi e Chris Patterson, naquele que será o segundo rali da temporada para o piloto de Abu Dhabi. Naquele que é um dos seus ralis preferidos, procurará aumentar a sua experiência para se aproximar do seu melhor resultado, alcançado em 2009, com um 9º lugar.

 

Para preparar o rali, nas condições próximas do teste, a Citroën Racing realizou, ao longo de 5 dias, uma sessão testes na região de Jyväskylä, revezando-se Kris Meeke, Craig Breen e Khalid Al Qassimi ao volante do C3 WRC, seguindo-se, a partir de amanhã (terça-feira), o início dos reconhecimentos.


 

O RALI DA FINLÂNDIA 2017 EMNÚMEROS

 

24Especiais, totalizando 314,20km cronometrados

15% das especais são novas para as equipas do WRC

28pneus Michelin LTX Force por piloto para o rali, recaindo a preferência no composto mais mole

5 vitórias para a Citroën na Finlândia: 1962 (Toivonen / DS 19), 2008 (Loeb / C4 WRC), 2011 et 2012 (Loeb / DS 3 WRC), 2016 (Meeke / DS 3 WRC)

 

O QUE ELES DISSERAM…

 

YVES MATTON, DIRETOR DA CITROËN RACING: “Com centenas de milhares de espectadores ao longo das estradas e uma organização de muito elevado nível, o Rali da Finlândia está entre os destaques da temporada. É, ao mesmo tempo, um terreno muito específico onde é extremamente difícil de obter uma boa performance. Isto é verdadeiro para as duplas de pilotos, equipas e carros: todos devem trabalhar em harmonia, na esperança desempenharmos um papel de protagonista. Com o Kris Meeke e o Craig Breen, respectivamente 1º e 3º no ano passado, contamos com pilotos experientes e rápidos neste terreno, sendo que na Finlândia eles terão os C3 WRC que beneficiam das alterações introduzidas na Polónia. Estamos em fase de optimização dessas novas soluções e os testes realizados esta semana destinam-se a adaptar as regulações às estradas finlandesas. Os nossos objetivos são equilibrados e dependerão das condições de corrida que viermos a encontrar.

 

 

KRIS MEEKE:"O Rali da Finlândia foi sempre um dos meus favoritos, mas tornou-se ainda mais especial depois da minha vitória no ano passado. As suas estradas de terra estão entre as mais belas do mundo e o prazer de condução pode ser imenso. Estou feliz por voltar ao volante do C3 WRC, mesmo se espero um rali difícil. Os nossos testes realizaram-se sob chuva e com temperaturas muito frescas, condições que se deverão manter para o rali. Sendo o 10º na ordem de partida isso não será uma vantagem se as estradas estiverem cobertas de lama. Seja o que for, daremos o nosso melhor para garantir um bom resultado para a equipa.

Nº de participações na prova: 9; Melhor resultado: 1º lugar (2016)

 

 

CRAIG BREEN:"Este rali está entre aqueles em que me sinto mais confortável. Tenho boas lembranças da edição de 2016, em que alcancei o meu primeiro pódio no WRC. Após um frustrante Rali da Polónia, estou ansioso pelo início da prova, em que aponto a um bom resultado. Depois de quatro 5ºs lugares, obviamente que quero fazer melhor, mas resta saber se as condições de corrida nos permitirão estar no grupo da frente. Estou também satisfeito por contar com os mais recentes desenvolvimentos no meu Citroën C3 WRC."

Nº de participações na prova: 7; Melhor resultado: 3º lugar (2016)

 

 

KHALID AL QASSIMI: "A Finlândia é um rali muito rápido, com saltos que me são ainda difíceis de compreender. O meu objetivo é manter um bom ritmo ao volante do C3 WRC, havendo que fazer um bom trabalho logo desde os reconhecimentos para obtermos notas precisas. O meu dia de testes permitiu-me reencontrar com este perfil de estradas rápidas e também descubrir os mais recentes desenvolvimentos integrados no carro. Desejo os maiores sucessos ao Kris e ao Craig, esperando que eles garantam novamente o melhor resultado possível."

Nº de participações na prova:7; Melhor resultado: - 9º (2009)

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 22:36:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...