18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Peugeot 208 WRX sagram-se Vice-Campeões do Mundo FIA

 

A final do Campeonato do Mundo FIA de Rallycross, disputado em Rosario saldou-se por uma deceção para o Team Peugeot Hansen. Diante do muito público argentino, Sébastien Loeb e Timmy Hansen não estiveram, infelizmente, em condições de defender o título de Campeões do Mundo por Equipas.

 

  • Com 17 pontos de diferença para os líderes, a missão anunciava-se árdua: para manter na sua posse o título mundial, os pilotos do Team Peugeot Hansen, Sébastien Loeb e Timmy Hansen, tinham de efetuar um fim-de-semana perfeito. Infelizmente, logo desde a primeira manga de qualificação, esta ambição foi posta em cheque por uma chuva torrencial que se abateu sobre a pista, mesmo antes da partida para a corrida em que os dois PEUGEOT 208 WRX tomavam parte. Logo aí, foi impossível rivalizar com os tempos dos outros concorrentes nesta manga.

 

  • Se Loeb ainda conseguiu qualificar-se para a Meia-Final, Hansen não o conseguiu. Os pontos conquistados pelos pilotos dos PEUGEOT 208 WRX eram, desde logo, insuficientes para manter o cetro. O Team Peugeot Hansen terminou, assim, no 2º lugar do Campeonato do Mundo de Rallycross de Equipas. Na sua estreia nesta disciplina, Loeb terminou no 5º lugar do Campeonato de Pilotos, mesmo na frente do seu colega de equipa.

 

 

  • No decurso desta temporada, os pilotos dos dois PEUGEOT 208 WRX alcançaram nada menos do que 10 pódios, incluindo duas vitórias: Timmy Hansen fê-lo em Trois Rivières (Canadá), no início de agosto, e Sébastien Loeb em Riga (Letónia), no princípio de outubro. Por seu lado, também ao volante de um PEUGEOT 208 WRX, Kevin Hansen conquistou, de modo brilhante, o Campeonato da Europa FIA de Rallycross.

 

 

 O QUE ELES DISSERAM…

 

Kenneth Hansen, Diretor de Equipa

«Estávamos confiantes após o sorteio, mas começou a chover mesmo antes da nossa corrida no Q1 e nada pudemos fazer face aos tempos realizados nas outras corridas. Para a Q2 testámos duas opções de afinações completamente diferentes, sendo a melhjor a do Sébastien. Nas Q3 e Q4 ele continuou a fazer o seu trabalho, classificando-se em 4º no conjunto das duas mangas qualificativas. Infelizmente, após uma Meia-Final muito disputada, não ficou em condições de garantir um lugar na Final. Este não era o final de temporada de que estávamos à espera. Agora, cabe-nos trabalhar durante este Inverno para reconquistar o título em 2017.»

 


Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX # 9, Team Peugeot Hansen)

«Este foi um fim-de-semana um pouco atribulado. A chuva caiu forte no primeiro dia e isso não nos ajudou. Depois, as coisas já correram melhor nas mangas seguintes, muito embora pense que nos faltou alguma velocidade de ponta. A Meia-final teve uma primeira curva um

pouco caótica. Estava bem posicionado para sair daí no 2º lugar, mas deixei-me bater, ficando para trás. Procurei, então, recuperar o 3º lugar, mas não consegui. O balanço da temporada não é o melhor. Fomos performantes em algumas corridas, mas não noutras. Temos muito trabalho pela frente!»

 

 

Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX # 21, Team Peugeot Hansen)

«Evidentemente que esta não foi a melhor forma de terminar a temporada. Estivemos muito lentos à chuva na primeira Q1, pelo que fizemos depois escolhas diferentes para a Q2, eu e o Sébastien. A afinação que adoptei não se mostrou ideal, pelo que parti muito atrás na Q3 e na Q4, mas as condições da pista evoluiram de tal forma que os meus tempos foram rapidamente ultrapassados, com os outros a beneficiarem de uma pista menos húmida. Claro que me sinto muito dececionado com este resultado!»

 

 

CLASSIFICAÇÕES

 

Campeonato do Mundo FIA de Ralicross, 12ª jornada (Rosario, Argentina)

  1. Andreas Bakkerud (Hoonigan Racing Division, Ford Focus RS)
  2. Johan Kristofferson (Volkswagen RX Sweden, Volkswagen Polo)
  3. Toomas Heikkinen (EKS, Audi S1)
  4. Timo Scheider (Munnich Motorsport, SEAT Ibiza)
  5. Mattias Ekström (EKS, Audi S1)
  6. Robin Larsson (Robin Larsson, Audi A1)

 

Campeonato de Pilotos (após 12 jornadas)

  1. Mattias Ekström (EKS, Audi S1) 272 pontos
  2. Johan Kristofferson (Volkswagen RX Sweden, Volkaswagen Polo), 240
  3. Andreas Bakkerud (Hoonigan Racing Davision, Ford Focus RS), 239
  4. Petter Solberg (Petter Solberg World RX Team, Citroen DS3), 239
  5. Sébastien Loeb (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 209

6.   Timmy Hansen (Team Peugeot Hansen, PEUGEOT 208 WRX), 178

(...)

 

Campeonato de Equipas

  1. EKS, 422 pontos
  2. Team Peugeot-Hansen, 387
  3. Volkswagen RX Sweden, 316

(...)

 

 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 16:18:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...