A Câmara Municipal de Lisboa (CML) assinala, entre esta sexta-feira, 29 de novembro, e domingo, 1 de dezembro, o Dia Internacional da Cidade Educadora 2024, com uma programação diversificada e repleta de atividades gratuitas, incluindo conferências, oficinas, workshops e espaços de diálogo, aberta ao público, sob o tema, a Cidade Educadora como Laboratório de Aprendizagens, Cidadania e Transformação Social.
A abertura fica marcada, na sexta-feira, com a Conferência das Cidades Educadoras, na Casa dos Direitos Sociais, em Marvila, ponto de partida para as iniciativas que reúnem autarcas, educadores, estudantes, gestores e representantes da comunidade.
No sábado, Lisboa Cidade Educadora promove um dia aberto em formato de feira, oferecendo diversos espaços para demonstração, divulgação e participação em atividades gratuitas, na Quinta Pedagógica dos Olivais, das 10h00 às 17h30 para crianças e famílias, incluindo ateliers e jogos didáticos e lúdicos.
Já no domingo, das 10h às 18h, a Boutique da Cultura, em Carnide, será palco de atividades, igualmente gratuitas, onde se incluem ateliês e espetáculos, como a peça “Ágora”, a história do regresso do Principezinho que junta os amigos para contar tudo o que aprendeu. De sublinhar ainda, a peça “Colisão” encenada especialmente para este dia pelos alunos do Grupo de Teatro da Escola Secundária José Gomes Ferreira – “O que nos torna diferentes e nos distingue na adolescência, e a forma como conseguimos (ou não) lidar com isso, é algo que nos marca e, ironicamente, nos une, pois todos os seres humanos (sobre)vivem aos desafios da adolescência.”
A programação propõe uma reflexão sobre a cidade como um espaço educativo dinâmico, onde ruas, praças, parques e outros locais funcionam como ambientes de aprendizagem. O objetivo é fomentar a cidadania reflexiva, promovendo sinergias com parceiros locais.
“As iniciativas que marcam o Dia Internacional da Cidade Educadora reforçam o nosso compromisso em transformar Lisboa num espaço onde a Educação não apenas se adapta às necessidades do presente, mas também antecipa os desafios do futuro. Ao promover a aprendizagem, a inclusão e a participação ativa, estamos a construir uma cidade mais coesa e inovadora”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Carlos Moedas lembra o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Autarquia nesta área no atual mandato – nomeadamente com aquele que foi o maior investimento de sempre na ação social escolar, com o reforço do apoio às Atividades da Escola a Tempo Inteiro e com o investimento na requalificação do parque escolar –, deixando a garantia de que este é um projeto que terá continuidade em 2025.
O Dia Internacional da Cidade Educadora, é celebrado anualmente a 30 de novembro e destaca as cidades que reconhecem e utilizam o potencial educativo de todos os seus espaços e recursos. A aposta do município de Lisboa na celebração desta data, salienta a clara aposta na Educação, a chave para um futuro melhor e mais justo.