Lisboa lança programa para melhorar ligações escolares através da mobilidade ativa e a conetividade da rede ciclável
Amanhã, dia 20 de setembro, às 15h00, na Rua da Prata (topo norte, entre a obra e a Praça da Figueira), realiza-se o lançamento do BICI - Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, programa promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Global Designing Cities Initiative, que contará com a presença do vice-presidente e responsável pelo pelouro da Mobilidade, Filipe Anacoreta Correia.
O projeto pretende melhorar as ligações escolares através da mobilidade ativa e a conetividade da rede ciclável da cidade. O trabalho a desenvolver está alinhado com a estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável da Câmara Municipal de Lisboa, contribuindo para as metas de redução de emissões de CO2 estabelecidas no Plano de Ação Climática 2030 e para os objetivos da participação de Lisboa na Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras até 2030.
A primeira ação deste projeto acontece no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade com a implementação da ciclovia provisória da Praça dos Restauradores à Baixa.
Desde o dia 16 de setembro e até dia 22, os utilizadores de bicicleta podem utilizar este trajeto e preencher um inquérito para recolha de dados quantitativos e qualitativos. A análise destes dados e a observação no local permitirá desenvolver no futuro uma ligação ciclável entre a Praça dos Restauradores e a Praça do Comércio, ligando-a à Ciclovia Ribeirinha, de forma mais participada e sustentada.