18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Peneda-Gerês Trail Adventure - Abertura de inscrições a solo

As provas do Peneda-Gerês Trail Adventure percorrem lugares tão belos quanto inóspitos, razão pela qual desde a primeira hora a participação nas provas está condicionada, quer pelo número de participantes, quer pela forma de participação. A participação em equipas, para algumas distâncias permitia, por parte dos atletas e organização, uma maior segurança, pois o tempo que mediaria entre o eventual pedido de ajuda, até à chegada das equipas de socorro ao local (na 1ª edição contamos com os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, várias delegações da Cruz Vermelha e, uma equipa especializada da GNR de Montanha – GIPS), o atleta não estaria só. A segurança foi e, sempre será, uma questão fundamental para nós.



Após a 1ª edição foi comprovado que o sistema no terreno foi altamente eficaz e, funcionou de forma exemplar, numa perfeita articulação com o responsável da proteção civil do município de Terras de Bouro e as várias entidades de segurança e socorro presentes no terreno. Mas queríamos mais!
 


Para a próxima edição em 2015 estão neste momento reunidas ainda mais condições de segurança, nomeadamente através da colaboração do exército português e do aumento de efectivos do corpo especializado da GNR Montanha – GIPS no terreno, entre outros meios, como serão o caso de equipas a cavalo espalhadas pelo terreno. As dificuldades do terreno mantêm-se, mas a segurança está reforçada. O número de atletas no terreno é também maior, face à edição passada, diminuindo substancialmente o tempo que medeia o eventual pedido de socorro e a chegada das equipas de socorro e/ou outro(s) atleta(s), junto do eventual local onde o auxílio seja necessário.



Pelos factos acima expostos, a organização decidiu abrir um número reduzido de inscrições a solo para as distâncias de 130 km’s / 105 km’s, a realizar em 4 dias. Contudo, e porque o terreno do Parque Nacional Peneda-Gerês tem características de alta montanha, passando por zonas muito técnicas e em que as condições meteorológicas sofrem mudanças repentinas que, à semelhança do que aconteceu numa das etapas de 2014, num só dia pode proporcionar chuva torrencial, muito frio, nevoeiro, queda de granizo e, por fim, sol, estas inscrições, além de limitadas em termos de número, exigirão por parte dos atletas, garantias de experiência em provas com elevado grau de dificuldade. Sendo o Peneda-Gerês Trail Adventure uma prova inscrita na ATRP - Associação de Trail Running de Portugal, e na ITRA - International Trail Running Assotiation (entidades que regulamentam a modalidade em Portugal e a nível internacional, respetivamente), consideramos que estes critérios/pré-requisitos devem basear-se no sistema de avaliação de provas desta última. Posto isto, a participação a solo será limitada e apenas para quem cumpra e prove o seguinte pré-requisito:


- o atleta deve ser detentor de 3 pontos ITRA, obtidos numa única prova, desde o dia 1 de Janeiro de 2013, até à data de inscrição;

A abertura de inscrições a solo para a distância referida, implica uma redução do número de equipas no número de vagas. 



As inscrições proceder-se-ão através da plataforma lap2go, devendo o atleta, no entanto, inserir prova dos dados que comprovem o pré-requisito. Se por qualquer motivo o atleta não fizer prova do mesmo aquando da inscrição, a mesma transitará para a distância de 70 km’s em 4 dias (Gerês Trail Adventure Starter). Os atletas já inscritos em equipa, caso desejem transitar para uma participação a solo, têm como prazo limite o dia 11 de Janeiro para o solicitarem, devendo naturalmente comprovar o pré-requisito acima anunciado.



Para a distância de 280 km’s em 8 etapas, novidade nesta edição, a participação a solo continua possível, apenas mediante o envio de curriculum desportivo, sujeito a avaliação, dadas as características do terreno. A participação no Gerês Trail Adventure Starter será, como sempre, individual.



Estamos conscientes que o melhor do que é possível ter no terreno, em termos de segurança, estará presente, para que todos os atletas possam desfrutar dos mais belos trilhos de Portugal, e em perfeita segurança.

 

Peneda-Gerês Trail Adventure, muito mais que uma aventura, muito mais que um desafio, uma experiência de vida! Ou a vives, ou nunca saberás o que é!

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 16 de abril de 2024 – 05:51:00

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...