18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Alut- Algarviana Ultra Trail - a corrida mais extensa de Portugal está de volta

A corrida mais extensa de Portugal está de volta de 24 a 27 de novembro!
 
“O ALUT não se explica… sente-se!” Por isso, mais do que explicar o desenrolardeste evento, que já é incontornável na história do ultra endurance nacional, a sua organização, a cargo da Algarve Trail Running, convida todos os interessados, de 24 a 27 de novembro, a sentirem o ALUT.
 
Os atletas já responderam à chamada, e, numa quinta edição com a lotação máxima quase esgotada, mais uma vez, o Algarviana Ultra Trail parte para os desafiantes 300 km que ligam o interior do Algarve, na sua maioria pela Via Algarviana, de 24 a 27 de novembro. Este ano o percurso volta a fazer-se no sentido inverso das primeiras edições, portanto, do Cabo de São Vicente para Alcoutim. “Os atletas pediram e, como esta é uma prova de atletas para atletas, a organização do ALUT decidiu realizar o percurso dois anos para cada lado. Assim, é possível diversificar o desafio e temos dois recordes a bater”, explica a organização.
 
Este ano o primeiro campeão, João Oliveira, volta a alinhar na partida, depois da ausência no ano passado, mas não vai sem concorrência. O francês Stevan Pavlovic promete fazer-lhe frente, como aconteceu na segunda edição. De destacar a estreia do experiente Armando Teixeira neste desafio, que se testa na distância. E o melhor mesmo é não subestimar a francesa Claire Bannwarth, que em Portugal já foi a vencedora da geral da PT281. “De notar que na primeira edição, o ALUT teve apenas uma mulher a participar. Em 2021 tivemos 12 e agora 9. São cada vez mais as aventureiras dos 300 km”, lembra a organização.
 
Inscritas estão também, para já, três equipas de quatro elementos, que vão experimentar uma forma diferente de viver o ALUT. Se fazer o percurso a solo é um desafio de gigante, fazê-lo em equipa acarreta o desafio acrescido da logística e da sincronia entre os diferentes elementos. “Tem de estar sempre um atleta em prova e as trocas só podem ser realizadas nos locais definidos para tal. Por isso, o nosso sistema de monitorização em tempo real assume aqui um papel preponderante”, realça a organização.
 
É este sistema de acompanhamento dos atletas em direto que permite à organização manter a segurança, já que a prova não é marcada; e aos que estão a assistir ao evento saberem ao segundo onde estão os participantes. Assim, é mais fácil saber quando e em que local os atletas estão a passar. “Numa prova desta dimensão, o apoio aos participantes é fundamental, para que se mantenham motivados. Apesar do empenho da organização e dos voluntários, ter pessoas a assistir e a incentivar é uma mais-valia para todos. Por isso, a organização do ALUT convida todos os que puderem a vir passar o fim-de-semana ao Algarve e a apoiar estes bravos”.
 
A tarefa de apoiar, incentivar e animar os participantes do ALUT é facilitada pela organização, que disponibiliza, além do sistema de acompanhamento em direto, os locais de passagem dos atletas e os tempos estimados. “Desta forma, os acompanhantes dos atletas, mas também quem vem apenas assistir ao evento, pode realizar um programa próprio por terras algarvias e estar sempre no sítio certo à hora certa”, remata a organização.
 
A GR13 - Via Algarviana, é uma Grande Rota Pedestre) que liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente. A sua gestão e manutenção são da responsabilidade da Associação Almargem, Os cerca de 300 quilómetros da GR13, cruzam as três serras algarvias (Caldeirão, Monchique e Espinhaço de cão) o barrocal, a beira-serra e parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Um dos objetivos da Via Algarviana é promover os territórios de baixa densidade e criar uma alternativa ao turismo de sol e mar. O percurso atravessa locais de interesse natural e cultural e permite dinamizar serviços de alojamento e restauração, contribuindo para a economia local do interior algarvio.
 
A Via Algarviana tem neste momento 13 municípios parceiros: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo.
Toda a informação sobre a GR13 está disponível no site www.viaalgarviana.org. É possível  contribuir para a manutenção da Via Algarviana através de um donativo à Almargem.
 
Em anexo, um roteiro com as sugestões da organização do ALUT para poder acompanhar o evento e descobrir o Algarve. O melhor de dois mundos!
 
SOBRE O ALUT
O ALUT – Algarviana Ultra Trail – é um evento lúdico/desportivo pedestre em natureza desenvolvendo-se na sua quase totalidade na Via Algarviana. Em 2022 realiza-se a sua quinta edição entre os dias 24 e 27 de novembro. É organizado pela ATR –Associação Algarve Trail Running, com o apoio da RTA – Região de Turismo do Algarve, da ANA – Aeroportos de Portugal e da Associação Almargem.
O regulamento pode ser consultado em http://alut.pt/regulamento/#regulamento.
 
Na sua primeira edição, em 2017, a prova contou com cerca de 60 atletas, que percorreram os 300 quilómetros do percurso, com aproximadamente 7000 metros de desnível positivo acumulado, a solo e em estafetas de dois, três e quatro elementos. O vencedor dessa primeira edição foi João Oliveira, ultramaratonista do Chaves Run Team – Associação Desportiva Dragões de Chaves, que precisou de apenas de 43 horas para concluir o percurso que tinha 72 horas de tempo limite previsto para a sua conclusão. Veja o vídeo aqui. Melhorando o seu recorde em 2018, João Oliveira só haveria de ser batido em 2019, por Paul Giblin, que estabeleceu uma nova melhor marca para o percurso de Alcoutim a Sagres: 38h06m. No ano passado, foi Rui Sequeira o primeiro a vencer um percurso no sentido inverso, estabelecendo o recorde em 47h17m23s. Teríamos de esperar até 2018 para a primeira mulher terminar o percurso, com a francesa Sylvie Mathis a fixar o melhor tempo feminino em 60h30m. No ano seguinte venceu Patrícia Carvalho e no ano passado Carla André estabeleceu o melhor tempo feminino do percurso, que se fez no sentido inverso, ao vencer em 59h34m55s,
Atualmente o ALUT pode ser realizado a solo ou em estafetas de quatro elementos e a cada dois anos é alterado o sentido do percurso, que do Cabo de São Vicente para Alcoutim tem, na prática, 306 km, o que o torna o evento de trail running mais extenso de Portugal.
 
Mais informações sobre a prova no site oficial e na página de Facebook do evento.
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 28 de março de 2024 – 07:55:47

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...