18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Salomon Golden Trail National Series arrancam com o Louzantrail

 

No próximo domingo chega a primeira das 5 corridas das Golden Trail National Series o Louzantrail: uma prova de 29km e 2000m D+ que descobre a história da Serra da Lousã.

 

O circuito nasce com o objetivo de que o atletas nacionais possam desfrutar de um circuito formado por algumas das corrida mais especiais que se celebram em Espanha e Portugal.

 

As Golden Trail National Series, incentivadas pela Salomon, celebram a sua primeira edição e partilham da filosofia das Golden Trail World Series que crescem e viajam até ao Nepal.

 

Um circuito, 5 corridas muito especiais e a oportunidade de conseguir um bilhete para as Golden Trail World Series de 2020. Com este objetivo em mente nascem as Golden Trail National Series que no próximo domingo viverão o primeiro desafio da temporada, e da sua história, em Portugal. O Louzantrail dará o tiro de partida da primeira edição de um circuito formado por cinco das corridas de montanha mais carismáticas que se celebram em Espanha e Portugal com distâncias entre os 24 e os 42 km.

 

O Louzantrail Longo com 29km e 2000m de desnível positivo é uma prova que respira história. Através de caminhos rurais os atletas vão passar nas famosas Aldeias do Xisto, por vales e zonas de montanha, descobrindo a história da Serra da Lousã, no coração de Portugal. Em 2018, Dário Moitoso (03:01:32) e Carla Moreira (03:52:01) foram os mais rápidos saindo vitoriosos. A corrida parte no domingo às 9h da manhã e os favoritos à vitória são os portugueses Sara Brito e André Rodrigues, que terão à perna outros atletas como Paula Cabrerizo e Jonatan Mora.

 

O Louzan Trail é a única das 5 corridas das Golden Trail National Series que se celebra em Portugal. Depois a competição viverá mais quatro provas que levarão os atletas à Maratón del Meridiano; ao Trail Cap de Creus; a Zegama-Aizkorri, e à Sky Pirineu.

 

Com a Golden Trail World Series na mira


As Golden Trail National Series nasceram para partilhar a filosofia das Golden Trail World Series, – motivar os corredores de trail a promover e proteger a natureza inspiradora e os ambientes em que competem e se divertem. Reconhecendo assim os fãs apaixonados como um ingrediente essencial à modalidade. A seleção das corridas é baseada no cenário, desafio, história e atmosfera que oferecem tanto aos participantes como ao público. Assim as Golden Trail World Series (GTWS) concentram os melhores atletas internacionais, enquanto as Golden Trail National Series (GTNS) concentram os melhores atletas nacionais oferecendo-lhes a oportunidade de serem convidados a participar nas GTWS do ano seguinte.

 

Realizadas as 4 primeiras provas, os 5 primeiros classificados masculinos e femininos serão convidados a correr a Grande Final das GTNS, que se celebrará em Bagà, com a Sky Pirineu. Em cada uma das 5 provas que formam parte do circuito, incluindo a grande final, será atribuída uma pontuação aos participantes, partindo dos 100 pontos para o primeiro até aos 2 para o corredor classificado na 30.ª posição.

 

Os atletas que se querem habilitar à vitória no final do circuito, terão que participar em três provas, sendo uma delas a Sky Pirineu.

 

A vencedora e o vencedor serão convidados a desfrutar de 3 provas das Golden Trail World Series do próximo ano.

 

As Golden Trail World Series crescem e viajam ao Nepal

 

Na sua primeira edição, as Golden Trail World Series reuniram os corredores mais destacados do panorama internacional. Em 2019, as GTWS viverão uma segunda edição que trará uma nova corrida e um novo destino para a grande final. A Dolomyths Run Skyrace, com as espetaculares Dolomitas italianas como cenário, unir-se-há a Zegama-Aizkorri, à Marathon du Mont-Blanc, a Sierre Zinal, à Pikes Peak Marathon e à Ring of Steall Skyrace. A Grande Final será celebrada na Annapurna Trail Marathon, no Nepal, uma prova que chega aos 4 122 metros de altitude.

 
Os atletas terão que participar em 3 das 6 corridas do circuito para se poderem classificar para a grande final. O top 10 feminino e masculino serão convidados juntamente com um acompanhante à grande final no Nepal, e, os vencedores serão determinados tendo em conta os seus 3 melhores resultados do circuito e o seu resultado na Grande Final.

 
Em 2018, as Golden Trail World Series, coroaram Stian Angermund-Vik e Ruth Croft e ofereceram aos fãs performances memoráveis nos diferentes eventos do circuito: Kilian Jornet venceu 3 provas - na Marathon de Mont Blanc, Sierre-Zinal e Ring of Steall; e na Pikes Peak, a americana Megan Kimmel quebrou um record que durou 37 anos.

 

Ambos os circuitos, as Golden Trail National Series e as Golden Trail World Series, apostarão um ano mais pela transmissão de cada uma das provas em direto total ou parcial via Facebook Live, com o objetivo de seguir de perto o trail running em qualquer canto do mundo.  

 

 

Periodicidade Diária

terça-feira, 19 de março de 2024 – 02:17:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...