18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Peneda Gerês recebe prova de trail mais internacional de Portugal

 

Mais de 80% dos participantes no Peneda Gerês Trail Adventure são estrangeiros, sendo esta prova de trail um porta-estandarte na promoção de Portugal e da região a nível internacional, com a presença de atletas de 22 países. Etapa solidária ainda tem inscrições abertas.


O Parque Natural da Peneda Gerês vai receber atletas de 22 países no PGTA - Peneda Gerês Trail Adventure, prova de corrida em montanha por etapas. Organizada pelo conceituado ultramaratonista português Carlos Sá, é a prova de trail portuguesa com maior nível de participação de atletas estrangeiros, os quais representam mais de 80% do total de participantes.


O PGTA, que se inicia amanhã, dia 7 de abril com uma etapa noturna de 15 quilómetros, conta com uma prova de 7 etapas, que tem um total de 220 quilómetros na versão Starter e 115 na versão trekking. Conta também com uma prova de 4 etapas, que apresenta igualmente duas versões: Starter com 125 quilómetros e trekking com 70 quilómetros. Os percursos passarão por alguns dos mais emblemáticos locais da região, com uma riqueza e um património natural e cultural únicos em Portugal.


Entre os participantes candidatos à vitória na prova mais longa estão o brasileiro Cesar Pinicin, o chileno Milton Ruiz Ormazabal, os costa-riquenhos Neruda Céspedes Mora e Daniel Vargas Morales e o espanhol Santi Obaya Fernández.


Carlos Sá afirma: “O Peneda Gerês Trail Adventure é um evento único em Portugal, dando a possibilidade de conhecer o Parque Natural e disfrutar dos seus trilhos únicos. A forte presença de atletas estrangeiros reflete o trabalho que temos vindo a desenvolver na promoção internacional do evento, que ano após ano tem conseguido cativar cada vez mais atletas e nacionalidades, ajudando a promover o nosso Portugal e a região”.


O evento é apoiado pelo projeto Peneda-Gerês Ultra Trail, cofinanciado pelo NORTE 2020, através do FEDER, bem como do Turismo do Porto e Norte de Portugal.


Etapa solidária ainda tem inscrições abertas.


O PGTA tem também uma vertente solidária, sendo a última etapa de consagração aberta a qualquer pessoa. No dia 14 de Abril, os interessados podem efetuar um percurso de 25 quilómetros e 1.500 metros de desnível positivo, com partida e chegada na vila do Gerês, contribuindo com a sua inscrição para ajudar os Bombeiros Voluntários da região, que muito têm contribuído para a preservação do parque através, nomeadamente, do combate a focos de incêndio.


Carlos Sá afirma: “O PGTA é uma prova internacional mas aberta a toda a comunidade. Queremos ter a nossa gente a correr e a ajudar aqueles que trabalham todos os dias para nos dar segurança e preservar as nossas maravilhas naturais, nomeadamente do Parque Natural da Peneda Gerês”.

 

As inscrições no Trail Solidário estão disponíveis em http://carlossanatureevents.com/evento.aspx?idEvento=PGTA


O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) conta com uma área de cerca de 70.290 hectares.


Situa-se no extremo nordeste das regiões do Minho e Trás-os-Montes, territórios profundamente rurais, onde as populações continuam a preservar as suas tradições ancestrais de valor histórico e cultural incalculável. É uma zona de relevo fortemente acidentado e de declives acentuados, com altitudes que chegam aos 1545 metros.


O Peneda-Gerês Trail Adventure é uma organização da Carlos Sá Nature Events® e da Associação Viver Peneda-Gerês, com o apoio das Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca, Montalegre, e Terras de Bouro, com a autorização do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). Conta ainda com o apoio do Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020 e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.


 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 03:06:53

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...