14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

I Trail da Calheta e ½ Quilómetro dos Prazeres (4.ª edição) - Madeira com provas de sucesso

 

Decorreu este fim-de-semana (5 e 6 de dezembro) o I TRAIL DA CALHETA, competição que reuniu cerca de 4 centenas de atletas, numa organização conjunta do Clube de Montanha do Funchal e do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres.


No sábado à tarde, a realização do ½ Quilómetro dos Prazeres (4.ª edição), troço final do I TRAIL DA CALHETA, serviria de “reconhecimento” para as dificuldades finais que os participantes teriam no dia seguinte.

 

 

Nesta competição particular, que ligou o cais do Paul do Mar ao hotel Jardins do Atlântico – 1,8 km e 500 m D+, o atleta Vítor Jesus (Ludens Clube de Machico) viria a revalidar a vitória, batendo novamente o ‘crono’, que já era dele, para uns impressionantes 17’32’’.

 

Posicionar-se-iam, nas posições seguintes, Marco Silva (RC Travel) e Vítor Rodrigues (Individual).

 

No setor feminino, Cristina Nascimento (22’21’’), do Clube Aventura da Madeira, faria uma subida irrepreensível, não oferecendo quaisquer veleidades às suas mais diretas adversárias que viriam a ser Susana Lourenço (Clube de Montanha do Funchal) e Sandra Teixeira (Ludens Clube de Machico), respetivamente 2 e 3.ª classificadas.


Domingo, mantinham-se as excelentes condições climáticas do dia anterior e, assim, às 9h00 era dado o tiro de partida para a prova principal de cerca de 25 km e 1700 m D+. Uma hora mais tarde, sairiam os atletas da prova mais curta (11,5 km e 440 m D+).


Na prova principal, o trio que viria a discutir a vitória final, Luís Fernandes (LCM), Ricardo Gouveia (Individual) e Marco Silva (RC Travel) viriam, desde logo, a evidenciar-se, tomando a dianteira na subida para a Fonte do Bispo. Por perto, seguia Virgílio Ornelas (ACDJS).

 

Na longa descida para o Paul do Mar, fruto das suas conhecidas destrezas técnicas de descida, Luís Fernandes e Sidónio Freitas (CMoF) destacam-se ligeiramente de Ricardo Gouveia e Virgílio Ornelas.

 

Marco Silva, entretanto, acusava alguns problemas de foro gástrico-intestinal, baixando consideravelmente o seu ritmo e controlando neste ponto a cerca de 5 minutos do líder Luís Fernandes.

 

A segunda metade da prova endurecia e, na subida da Atalaia, nova reviravolta na liderança da prova, desta feita operada por Ricardo Gouveia que ‘fugia’ do anterior líder, ganhando cerca de minuto e meio àquele. Na 3.ª posição, completamente “ressuscitado”, surgia Marco Silva, determinado a redimir-se do tempo anteriormente perdido.

 

 

Na última subida para os Prazeres, Marco Silva viria mesmo a consumar os seus intentos, protagonizando um golpe de teatro ao ultrapassar o consagrado Luís Fernandes e, já perto da linha de meta instalada no pavilhão desportivo local, Ricardo Gouveia, para uma vitória bem suada, mas justa.

 

No setor feminino, Lúcia Franco (AD Galomar) venceria com autoridade, impondo-se na segunda metade da prova, mas com excelente réplica das suas mais diretas adversárias Susana Lourenço (Individual) e Alice Sousa (Urban Hair Team), 2 e 3.ª classificadas, respetivamente.


Quanto à prova mais curta, a história conta-se um pouco à imagem daquilo que aconteceu na prova principal, pois o pódio também seria discutido pelo trio que, desde o tiro de partida, se destacou.

 

Américo Caldeira (CAF), atleta de estrada de reconhecido valor, conseguiria desenvencilhar-se da companhia de Jorge Pimenta (RC Travel) e Emanuel Freitas (Porto da Cruz Team), vencendo com autoridade. No setor feminino, Cátia Fiqueli (CAF), Lulia Fuiorea (Individual) e Fabiana Gonçalves (Óptica da Sé) formariam o pódio por esta ordem.


Uma palavra de agradecimento deverá ser endereçada a todas as entidades envolvidas no apoio à organização deste evento e, em especial, a todos os colaboradores e voluntários que de forma inexcedível contribuíram para o sucesso do evento.
 

Periodicidade Diária

sábado, 18 de janeiro de 2020 – 09:59:04

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...