Portuguesas Conquistam os 170 km do Mítico Ultra Trail du Mont-Blanc

 

Lucinda Sousa e Susana Simões são as atletas portuguesas que concluíram a prova rainha do trail mundial, o UTMB, no escalão feminino

 

 

Correr 170 Km, num trilho de terra batida, que pode chegar até aos 2,5 mil metros de altitude, passando por três países (França, Suíça e Itália). Este é o desafio do Ultra-Trail do Monte Branco, nos Alpes. Superá-lo, ou pelo menos tentar fazê-lo, é o sonho de qualquer atleta da modalidade. E duas portuguesas conseguiram.

 

No Monte Branco o desafio não é ser o mais rápido, mas sim terminar a prova no tempo limite de 46 horas. Foi com esse objetivo que Lucinda Sousa e Susana Simões partiram de Chamonix, em França, na sexta-feira passada. De antemão sabiam apenas que iriam enfrentar um clima e um terreno muito diferentes daqueles que estão habituadas em Portugal. É que o Ultra-Trail do Monte Branco é famoso por ter um desnível positivo de 10 mil metros – ou seja, ao longo dos 170 quilómetros, as subidas representam 10 mil metros de altitude.

 

Lucinda Sousa concluiu a prova em 34h33m29, alcançando o 20º lugar entre as atletas femininas. Ao seu lado, durante toda a prova, esteve Susana Simões, 21ª classificada, com o tempo de 34h33m30. As portuguesas percorreram os 170 km lado a lado, demonstrando um grande espírito de entreajuda, que as permitiu alcançar o sétimo e oitavo lugares do seu escalão (Veterano 1 – Feminino).

 

Ultrapassar esta prova de força mental e superação humana só foi possível a estas atletas graças a semanas de treino, preparação física e cuidados alimentares. Os principais desafios vão desde a habituação a desníveis de terreno até respirar o ar rarefeito causado pela altitude. Cada atleta adota a sua própria estratégia de preparação.

 

Em comum contam com o apoio da Prozis, a primeira marca Portuguesa a estar presente na aldeia do UTMB. A marca assume assim que o seu compromisso com o trail running é semelhante ao dos atletas que se superam a cada prova.

 

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...