18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Mais ouro e prata nos Ibero-americanos para Portugal

Mikael Jesus tornou-se o terceiro português, depois dos lançadores Francisco Belo e Eliana Bandeira, a conseguir uma medalha de ouro nos 400 metros barreiras dos Campeonatos Ibero-americanos, que estão a decorrer na cidade de Cuiabá, estado de Mato Grosso, no Brasil. Omar Elkhatib sagrou-se vice-campeão nos 400 metros, numa jornada com várias marcas de qualificação direta para os Europeus de Roma’24.
 
Excelente prova de Mikael Jesus, com um triunfo na final dos 400 metros barreiras, cortando a meta, literalmente, num “voo”, para registar a marca de 49,20 segundos. Contudo, ao cair, bateu com a cabeça n o chão e teve de ser avaliado pela equipa médica. Por isso, a entrega de medalhas foi reagendada para o dia de amanhã, às 9 horas locais (14 horas em Portugal). Mikael já se sagrara vice-campeão ibero-americano em 2016 e agora chegou ao título, batendo o seu recorde pessoal, reforçando a sua posição de quarto melhor português de sempre e também a marca de qualificação direta para os Europeus de Roma’24. Na Europa, com este registo, Mikael Jesus está no top-8 de 2024.
 
Também com uma excelente prestação, Omar Elkhatib sagrou-se vice-campeão dos 400 metros, cortando a meta com a marca de 45,46 segundos, atrás do argentino Larregina Elian Gaspar (45,20 s). Omar consegue assim a sua primeira medalha internacional, com um recorde pessoal que lhe dá marca de qualificação direta para os Europeus de Roma’24.
 
“Este é um resultado fruto de muito trabalho, de grande esforço. Estou grato pela oportunidade que me dão de estar aqui e agradeço à Federação [Portuguesa de Atletismo], ao meu treinador, família e pessoas que me acompanham. Estou muito feliz pelo meu resultado, na primeira prova individual que faço”, afirmou, acrescentando que, “apesar de algum cansaço das muitas viagens, a corrida na meia-final deu-me mais confiança para hoje. Fico muito feliz e permite-me sonhar com mais. Tenho fé que ainda conseguirei a marca direta para os Jogos Olímpicos. Sinto que estou no bom caminho”, concluiu.
 
Na final feminina dos 400 metros barreiras, Vera Barbosa ficou à beira do pódio, terminando em quarto lugar com a marca de 56,37 segundos, a sua melhor desta época e marca de qualificação direta para os Europeus de Roma’24.
 
Na última prova do dia, o lançamento do disco, o recordista nacional Emanuel Sousa terminou em sétimo lugar, com um lançamento de 59,87 metros, ao quinto ensaio. Já Edujose Lima não conseguiu chegar aos três ensaios finais e terminou em nono lugar, com a marca de 55,31 metros.
 
As provas continuam na jornada de amanhã, a partir das 13.10 horas.
 
Fotos FPA / Wagner Carmo
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 12 de julho de 2024 – 23:24:06

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...