14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Ex-olímpico impulsiona marcha atlética em Oliveira do Douro

 

A Academia de Atletismo do Clube Futebol Oliveira do Douro (Gaia) escolheu para padrinho do seu primeiro Grande Prémio de Marcha Atlética, que terá lugar no Areinho de Oliveira do Douro, no dia 3 de janeiro, a partir das 10 horas, com provas destinadas a todos os escalões etários, o responsável técnico da especialidade no clube, o antigo marchador olímpico, António Pereira.
 
A competição integrará, ainda, os campeonatos distritais da especialidade (estrada), do Porto e Aveiro, este ano disputados mais cedo, facto que José Magalhães, diretor da Associação de Atletismo do Porto, e outra das grandes referências da modalidade no nosso país, justifica: “O calendário da FPA para 2016 é extenso, com a dispersão de competições de estrada já a partir de janeiro e entendemos que seria mais adequado realizarem-se os campeonatos nesta fase da época”.
 
Magalhães, referindo-se a António Pereira, não tem dúvidas que, tendo sido interrompida, algo precocemente, a carreira de um bom atleta, pode a marcha atlética ganhar um bom treinador, e os resultados, a seu ver, já são bastante animadores. “Há 50 a 60 miúdos a praticar a marcha atlética no clube de Oliveira do Douro, alguns vindos do CD do Candal. No Porto há algumas lacunas nos escalões de juniores e esperanças mas há um potencial de crescimento, também nestes escalões. Temos motivos para olhar o futuro com esperança”.
 
Com uma carreira especialmente vocacionada para os 50 km marcha, o internacional português teve o seu período de maior destaque nos mundiais de Osaca, em 2007 (16º), na Taça do Mundo de Cheboksary, em 2008 (16.º) e, especialmente, nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando alcançou um excelente 11.º lugar, batendo o recorde nacional na distância, com o tempo de 3:48:12.
 
O concelho de Vila Nova de Gaia tem sido um verdadeiro baluarte para a dinamização da marcha atlética no norte do país, logo nos primeiros tempos da sua introdução, com a realização do I Grande Prémio de Gaia, em 1984, a que se seguiram vários outros, e o contributo de diversos clubes da região, e da própria Câmara Municipal. Não são esquecidos os contributos importantíssimos dos dirigentes Fernando Ribeiro, José Luís Ribeiro, Fernando Teixeira, entre outros, e dos então jovens campeões, Gracinda Pinto e Vítor Taveira.
 
O Marchador

Periodicidade Diária

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019 – 23:09:53

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Campeonato Nacional WABBA Portugal & Hercules Olympia Portugal

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...