14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Celorico da Beira realiza 16.º grande prémio de marcha

 

A Associação de Atletismo da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira organizaram a 16.ª edição do Grande Prémio de Celorico da Beira, evento que constituiu, uma vez mais, um tributo à memória de Carlos Amaral, falecido a 4 de dezembro de 1999 (no dia da realização de um dos grandes prémios). Treinador e dirigente, muito dinamizou a atividade desportiva na região, fazendo nascer o evento, que teve a sua edição inaugural em 1996.
 
A competição que englobava, também, o Campeonato Distrital da Guarda, teve lugar no centro da vila, num circuito de 500 metros, em asfalto, e decrreu na Avenida da Corredoura, junto ao Jardim Parque "Carlos Amaral". Dispondo de certificado de medição oficial, emitido pela CNEC, e com um corpo de juízes da Associação de Atletismo da Guarda, incluindo elementos do seu painel de juízes especialistas de marcha.
 
Um facto absolutamente inovador, essencialmente pela dimensão que revela, é o apoio da autarquia local na atribuição de prémios monetários aos melhores classificados em valor que ultrapassa as oito centenas de euros. Apesar desse "incentivo" suplementar, o diretor-técnico da AAG, António Fragoso, que tem desempenhado um importante papel na organização do evento, esperava números mais elevados de aderência.
 
Fragoso reconhece que este ano a Câmara Municipal investiu mais, nomeadamente na atribuição de prémios monetários e, na realização de um vasto conjunto de outras atividades desportivas, entre elas, provas de corrida e de caminhada. No entanto, ainda segundo o coordenador-técnico da AAG, tal incremento não correspondeu às expetativas pois o número de inscritos situa-se, até ao momento, pela meia centena de atletas. "Celorico da Beira é uma zona do interior do país, onde não há clubes, os atletas são poucos, e os que poderiam vir de fora olham para os gastos de combustível e de portagens", afirma Fragoso.
 
Ainda assim, confirmada a presença do benfiquista Sérgio Vieira, forte candidato à participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e da excelente equipa do Centro de Atletismo de Seia.
 
Pedro Martins, multicampeão português dos 50 km marcha, afirmou: "vamos todos participar e lutar por títulos individuais e coletivos". Alguns dos jovens e promissores marchadores do CAS, orientados tecnicamente por João Gomes e Pedro Martins, partem esta época com boas expetativas de integrarem as seleções nacionais. O primeiro passo seria dado em Celorico da Beira.
 
 
 

Periodicidade Diária

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019 – 22:54:44

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Reportagens fotográficas em preparação

- Campeonato Nacional WABBA Portugal & Hercules Olympia Portugal

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...