14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Notícias

Vila Real de Santo António recebe Europeu de Masters

 

Faltam precisamente seis meses para se dar início aos campeonatos europeus do atletismo master – Non Stadia, marcados para Vila Real de Santo António, com as provas de marcha a serem realizadas num percurso na estrada que liga a cidade a Monte Gordo, provavelmente no mesmo circuito que acolheu a edição de 2005.

 
Para Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, o evento reúne todas as condições para ser um sucesso, realçando que “o desporto ao nível de veteranos é hoje reconhecido como importante fator de desenvolvimento, pois que, para além de gozar de um invulgar impacto no plano social, gera um interesse e entusiasmo que, para atletas menos jovens, vem aumentando significativamente.”
 
A competição é uma organização da Associação Europeia de Atletismo Master, da Associação de Atletismo do Algarve e da Associação Nacional de Atletismo Veterano, contando com o apoio efetivo da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e da Federação Portuguesa de Atletismo.
 
Serão realizadas provas de marcha, de cross e ainda a prova da meia-maratona, divididas por três dias. Relativamente às provas de marcha, estão agendadas para as 08:30 horas de sexta-feira (20 de maio) as competições de 10 km femininos e de 10 km masculinos (mais de 60 anos), seguindo-se, pelas 10:00 horas, igual distância para os escalões masculinos de M35 a M55. No sábado (21) serão realizadas competições de 20 km femininos e 30 km masculinos, ambas  marcadas para as 17:00 horas.
 
Na edição de 2005, Jorge Costa, Pedro Martins, José Magalhães e Maria Alice Fernandes, foram os marchadores portugueses em destaque no plano internacional do atletismo master ao conquistarem as medalhas de ouro nas provas dos seus escalões etários. Lídia Santos Pereira, José Pinto, Mário Contreiras, Guilherme Jacinto, com prata, e Rogério Filipe, com bronze, foram os outros atletas nacionais que obtiveram medalhas no evento, num total de 19 atletas da disciplina, entre os quais o saudoso Abel Simões. Nos campeonatos veteranos de há 10 anos visitaram o Algarve atletas europeus de 23 nacionalidades.
 
O algarvio Jorge Costa, agora com 54 anos, é dos atletas que participaram nuns campeonatos mundiais de atletismo o que mais idade tinha. Em 2007, em Osaca, contabilizava 46 anos e 165 dias quando participou na prova dos 50 km marcha, classificando-se na 27.ª posição entre 54 participantes!
 
 
O Marchador
 

Periodicidade Diária

sábado, 14 de dezembro de 2019 – 16:30:11

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...