Em Loures mandou a tradição
Sérgio Vieira e Kristina Saltanovic venceram as respectivas provas na Légua de Marcha de Santo António dos Cavaleiros, este sábado realizada em décima edição. Para o atleta do Benfica, tratou-se da quarta vitória (terceira consecutiva) e para a marchadora do Interwalk foi o oitavo triunfo (sétimo seguido).
Terminando ambos com vantagens folgadas nas suas classificações, Sérgio Vieira cumpriu os cinco quilómetros de prova em 21.30 m, à frente do colega de equipa Pedro Isidro (21.48) e do primeiro júnior, Miguel Carvalho (CN Rio Maior, 22.00), enquanto Kristina Saltanovic concluía em 23.43 m, adiante de Daniela Cardoso (Leiria Marcha, 24.15) e de Mara Ribeiro (CN Rio Maior, 25.43), primeira júnior.
A prova teve um início relativamente calmo, formando-se na dianteira um grupo composto pelos dois benfiquistas, por Miguel Carvalho, pelo bragantino Pedro Santos, pelos colegas de equipa Samuel Pereira e Pedro Martins (CA Seia) e por Kristina Saltanovic, que cumpriram juntos as primeiras duas voltas ao circuito de 500 metros. A partir daí, Sérgio Vieira iria forçar o andamento, primeiro criando fracturas no conjunto e depois acabando por se isolar, já na segunda metade da prova, caminhando sozinho para a meta como vencedor.
A atleta lituana nunca esteve pressionada pelas concorrentes, mas Daniela Cardoso não terminou demasiado atrasada, demorando apenas mais 32 segundos na meta.
Provas habitualmente muito participadas são as dos mais novos, desta vez com bons resultados pelos vencedores benjamins em 1 km: Leandro Francisco (CA Galinheiras), com 5.25 m, e Catarina Torres (EA Learn Together), com 5.29 m. Nos 2 km para infantis triunfaram Diogo Santos (CA Baixa da Banheira, 11.17) e Catarina Santos (ACR Mealhada, 10.39). Na mesma distância, os iniciados tiveram em Vasco Santos (CA Marinha Grande, 10.00) e Catarina Duarte (EA Learn Together, 10.22) os ganhadores, enquanto nos 3 km de juvenis se impunham Hélder Santos (individual de Setúbal, 12.50) e Salomé Santos (CN Rio Maior, 15.59).
Por fim, nos veteranos (3 km), triunfos para Carlos Paiva (CA Galinheiras, 15.26, 35-44 anos), Leonardo Toro (CA Extremadura, 13.11, 45-54 anos), Joaquim Leitão (GD São Domingos, 18.12, >54 anos), Alexandra Lamas (CA Galinheiras, 15.38, 35-44 anos) e Ana Paula Gouveia (CP Corroios, 19.43, >44 anos). De assinalar que Leonardo Toro e Alexandra Lamas obtiveram entre todos os veteranos marcas claramente melhores que as dos demais competidores das várias subcategorias do escalão.
Por equipas, a vitória foi do Centro de Atletismo das Galinheiras, com 73 pontos, adiante do G.D.P. Chão Duro (59), do C.N. Rio Maior (57) e de mais 24 formações. O torneio contou com 133 participantes, em representação de clubes ou individuais de sete associações, Espanha e Lituânia, sendo 78 os atletas nas provas dos escalões de formação (benjamins a iniciados).
Classificações dos 3 primeiros