14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Felgueiras na rota da marcha atlética

Com a realização do II Torneio de Marcha Atlética do Pão de Ló de Margaride, na principal avenida de Felgueiras (Dr. Leonardo Coimbra), terão lugar, este sábado, os Campeonatos Regionais do Porto e de Aveiro em estrada, uma interessante parceria associativa, cujo exemplo deveria ser seguido por outras associações distritais, pelos evidentes benefícios no plano económico e competitivo.
 
 
A competição que é disputada, anual e alternadamente, em cada um daqueles dois distritos, é uma organização conjuntamente pela Associação de Atletismo do Porto e pelo Grupo Desportivo de Moure, coletividade da região de Felgueiras, contando com o apoio da autarquia local.
 
 
O programa, com início aprazado para as 14:30 horas, inclui competições para todos os escalões etários (benjamins a veteranos), sendo que os seniores competirão na distância de 10 km (grande prémio), podendo, contudo, optar pela continuação na prova- extra de 20 km, tudo num circuito de 500 metros, sentido ida e volta.
 
 
António Moura Guedes, dirigente do Clube Desportivo de Moure, coletividade que fundou em 1976, é o grande dinamizador da iniciativa. Também fundador da União Desportiva de Várzea, um clube que tem dado muito nas vistas, principalmente no setor feminino do meio fundo, Guedes enaltece o bom trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Felgueiras na área do desporto, celebrando, com os clubes da região, contratos-programa em função dos resultados obtidos. O mérito desportivo é valorizado.
 
 
Na família todos praticam marcha com exceção do meu filho mais velho, que está na Universidade e optou pelos lançamentos. O mais novo, o Vítor, é orientado pelo José Magalhães que nele deposita esperanças em, um dia, poder integrar a seleção nacional de 50 km marcha”, acrescentou Moura Guedes que já estuda a possibilidade de, no próximo ano, colocar em marcha a realização do I Torneio “Cidade da Lixa”, localidade que dista apenas 5 km da sede do concelho.
 
 
Prevê-se uma grande participação de marchadores, com destaque para o número significativo (pelo menos meia centena) de atletas do Atlético Clube da Póvoa de Varzim. A organização conta ainda com o contributo dos marchadores internacionais da região do Porto.
 
 
Além dos habituais prémios aos melhores classificados, os vencedores serão ainda presenteados com um pão-de-ló, de aproximadamente de 750 gramas, doce típico de Margaride (Felgueiras) e que é preparado artesanalmente há 283 anos. Transmitido de geração em geração, o segredo da confeção da referida iguaria, dizem, está no fermento...

Periodicidade Diária

domingo, 15 de setembro de 2019 – 16:10:41

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...