14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Hélder Oliveira apadrinha a marcha atlética em Olhão

Este domingo, pelas 10:30 horas, com partida da Avenida da República, a cidade de Olhão acolherá o primeiro Critério “Hélder Oliveira” em marcha atlética, evento destinado a atletas de todos os escalões etários, numa organização da responsabilidade do Clube Oriental de Pechão, e que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Olhão. Simultaneamente será disputado o campeonato algarvio em estrada, competição patrocinada pela Associação de Atletismo do Algarve.
 
 
A jornada competitiva de amanhã é a primeira das três provas inseridas no Challenge “Olímpicos d’Olhão”, uma homenagem a Hélder Oliveira, Jorge Costa e Ana Cabecinha, marchadores olhanenses que participaram em edições dos Jogos Olímpicos. Hélder Oliveira foi o primeiro atleta da região a competir num evento daquela dimensão. Marcaria presença nos Jogos de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, tendo sido, durante vários anos, um ilustre embaixador da marcha atlética no Algarve, representando a seleção portuguesa em seis ocasiões, três delas nas Taças do Mundo de 1987, 1989 e 1991.
 
 
Em 28 de março de 1987 teve lugar a primeira competição da especialidade em Olhão, também realizada na Avenida da República, com a realização de provas de marcha atlética integradas no I Circuito Internacional GELVI, numa iniciativa do Futebol Clube Império, que integrou a competição no seu segundo grande prémio e que constituiu um assinalável êxito organizativo e competitivo. O despique entre Hélder Oliveira e José Pinto foi muito empolgante. Os populares, que enchiam literalmente a avenida, não regatearam aplausos aos participantes e, de forma especial e fervorosa, ao atleta da terra.
 
 
Ana Cabecinha, a campeã nacional, e a única dos homenageados que se mantém na alta competição, será o principal atrativo da competição, para a qual se inscreveram 100 atletas, todos da região do Algarve, com exceção de Dionísio Ventura, do Clube Independente de Atletismo da Ilha Azul (Açores). A Associação Desportiva e Cultural de Tunes (39 atletas), o Clube Oriental de Pechão (37), e o Centro Desportivo de Quarteira (21), são as agremiações algarvias que se apresentam com as maiores delegações de marchadores.
 
 
O Marchador

Periodicidade Diária

segunda-feira, 16 de setembro de 2019 – 12:06:13

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...