18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Campeões do Mundo e medalhados internacionais na elite da EDP Maratona de Lisboa e da Hyundai Meia Maratona

 
- Campeões do Mundo e medalhados internacionais na elite da EDP Maratona de Lisboa e da Hyundai Meia Maratona
- Fim-de-semana vai reunir, entre todas as provas, 30 mil pessoas!
 
A EDP Maratona de Lisboa e a Hyundai Meia Maratona, ambas agendadas para dia 6 de outubro, esgotaram as inscrições a três meses do tiro de partida em 2024. No fim de semana de 5-6 de outubro, o Maratona Clube de Portugal (MCP) vai pôr mais de 30 mil pessoas a correr e a caminhar, no conjunto das várias distâncias. De salientar mais uma vez a percentagem de estrangeiros, 43% de participantes estrangeiros inscritos, que representarão 112 países diferentes.
 
Carlos Moia, presidente do MCP, destaca com entusiasmo os números do evento: "Estes números de participantes são fantásticos para o desporto e turismo. Esgotámos as inscrições em tempo recorde. O belíssimo percurso dos 42 km, que passa por Cascais, Oeiras e Lisboa, e a majestosa Ponte Vasco da Gama como ponto de partida dos 21 km, tornam estes eventos muito atraentes. Os participantes fiéis e as marcas patrocinadoras têm sido fundamentais, e foi com isso em mente que lançámos a campanha 'Dedique a sua prova a quem mais ama', onde os atletas homenageiam quem os apoiou na preparação, e nós, organização, agradecemos o entusiamo dos inscritos ainda antes do tiro de partida."
 
No plano competitivo, anunciamos desde já a presença do atleta eritreu Ghirmay Ghebreslassie, com 2:05:34 horas de recorde pessoal e que conta no currículo com um título mundial da maratona (2015). Outro nome a realçar na EDP Maratona de Lisboa é o queniano Geoffrey Kirui, com 2:06:27 de recorde pessoal, também ele um ex-campeão mundial, no caso de 2017. Nas senhoras, as quenianas Rael Nguriatukei Kinyara (2:25:23) e Cynthia Kosgei (2:25:24) são as mais bem cotadas e prometem bons registos.
 
Na Hyundai Meia Maratona o especial destaque vai para o etíope Mosinet Geremew, com 59:11 minutos de recorde pessoal na meia maratona - e um dos 9 nomes homens que fizeram a maratona abaixo das 2:03 horas -, tendo como maiores adversários dois outros atletas com recorde sub 60 minutos: o queniano Wisley Kibichii (59:57) e o marroquino Soufiyan Bouqantar (59:58). Quanto às senhoras, destaque para as etíopes Tigist Gezahgan (66:20) e Alem Nigus (67:50) e a queniana Joan Kipyatich (com recorde pessoal na maratona de 2:23:45).
 
Quanto a atletas nacionais, esta edição conta com alguns dos melhores portugueses da atualidade, a destacar: Rui Pinto (62:16), Susana Godinho (70:53) e Solange Jesus (72:03).
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 14 de outubro de 2024 – 06:07:29

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...