14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apresentação da: "EDP Lisboa, a Mulher e a Vida"

 

 

No dia 10 de Abril foi feita a apresentação da prova “EDP – Lisboa, a Mulher e a Vida” a decorrer a 19 de Maio pelas 10h30 a sair em Santos e a terminar em Belém.

 

O convite é feito a todas as mulheres que a correr ou a caminhar façam estes 5Km solidários.

 

Esta é a 14ª Edição da prova solidária que tem como propósito angariar fundos para aquisição de equipamento para fazer rastreio relativo ao cancro da mama.

 

Neste momento já há 7000 inscritas cuja limitação é de 15000 participantes.

 

Antes da partida irão ter um momento de animação a cargo da cantora Ana Malhoa, e está prometida mais animação ao longo do evento.

 

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube, associa-se na organização do evento tendo ele o cariz solidário na causa do cancro da mama.

 

A mensagem de Adelaide Sousa foca-se no incentivo para o rastreio. Esse rastreio pode ser também motivado pelos familiares das mulheres. O cancro da mama é identificado em cerca de 6000 novos casos por ano, 11 por dia. Embora haja uma grande taxa de sucesso no tratamento, o cancro existe e pode ser detectado mais atempadamente se houver rastreio, mas para que isso seja feito é necessário verbas. Esta prova ao longo das suas 14 edições permitiu angariar cerca de 750.000 € para a Liga Portuguesa Contra o Cancro para fazer chegar às pessoas o rastreio. Convida para a divulgação dos meios de comunicação social e pelas redes sociais, estas através de vários Hashtags.

 

Para levantar os kits de participação devem fazê-lo nos dias 17 e 18 de Maio na Feira do Desporto e Lazer no CCB.

 

Marta Marques em representação da EDP, patrocinador oficial que está presente desde o início, e que tem muita importância para a empresa a parte de apoiar o desporto, e aqui a mensagem de esperança para esta causa com o desafio de se chegar às 15.000 participantes. A EDP tem uma actividade no dia com a largada de 10.000 balões com palavras de mulheres, neles impressas. Esses balões são biodegradáveis. As sugestões de palavras de esperança para os balões estarão no site da EDP em www.edp.com a partir do dia 17 de Abril. Serão escolhidas as 20 melhores para imprimir nos balões.

 

Sofia Cabrita, membro da direção da Liga Portuguesa Contra o Cancro, recorda datas e números. Tudo começa em 1987, em Portalegre com o empréstimo de uma unidade móvel.

 

Estas unidades móveis são para rastrear mulheres que estão referenciadas pelos Centros de Saúde, pelo SNS entre os 49 e 70 anos e são chamadas para fazer o rastreio. Só em 2018 foram feitos 155.000 convites a mulheres e apareceram cerca 60%. Estes números estão dentro das métricas internacionais. 1.150 das mulheres têm suspeitas de cancro e são reencaminhadas para o teste de aferição feito em Lisboa, por médicos especializados e são reencaminhadas para os Hospitais da sua área de residência. Cerca de 300 mulheres vão com o tratamento já definido.

 

Breves detalhes da cronologia da Liga:

 

1998, a primeira unidade fixa em Santarém.

1999, a primeira unidade móvel própria, e fizeram rastreio a todo o distrito de Portalegre.

2001, foi feita a primeira unidade fixa para o centro de leitura e aferições.

2005, alagou-se para uma unidade fixa e uma móvel para o distrito de Beja.

2006/7, passa-se das imagens analógicas para as digitais, aumentando a qualidade do rastreio.

 

Hoje em dia têm 8 unidades móveis e duas unidades fixas, mas com um grande problema, não se realizam rastreios em Lisboa e Val do Tejo nem na Península de Setúbal. Ou seja, faz-se em todo o país menos em Lisboa e Setúbal. Assim ninguém de Lisboa e Vale do Tejo e de Setúbal irá ser chamada para estes rastreios o que poderia quintuplicar os números e os custos. A Liga Portuguesa Contra o Cancro não tem apoio estatal, somente de particulares, eventos e empresas.

 

Ainda tivemos como oradores, representante da Câmara Municipal de Lisboa, e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

 

Texto e Imagem: Pedro MF Mestre

 

 

 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 10 de agosto de 2020 – 22:23:10

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...