18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Apresentação da EDP Meia-Maratona de Lisboa

 

 

O Maratona Clube apresentou na sexta-feira o conjunto de provas deste fim-de-semana, assim como os atletas de elite.

 

Segundo Carlos Móia, presidente do Maratona Clube, nesta 29ª edição da prova, uma semana antes da realização da mesma conseguiu esgotar as inscrições para a prova de 21Km com 15.000 atletas, sendo que 7.500 são estrangeiros oriundos de 90 países.

 

Querem recuperar o recorde do mundo o que não é fácil, contudo temos uma das melhores elites de sempre com 47 atletas de alta competição, 30 homens e 17 mulheres. Os melhores atletas portugueses também estarão presentes.

 

O conjunto de provas que também fazem parte da meia-maratona são as provas de Sábado, 7Km Luso (Estádio-Nacional ao Mosteiro dos Jerónimos), Mimosa Passeio da Família, e a EDP Mini Campeões que também têm as inscrições esgotadas.

 

Os atletas da Mini-Maratona Vodafone têm a t-shirt técnica igual à dos atletas da prova de 21Km. Algo que foi introduzido na edição anterior para que ambos possam desfrutar de uma t-shirt preparada para esta prática desportiva.

 

Algo também que Caros Móia refere, é que com a parceria com a Água do Luso, recicla cerca de 8 toneladas de plástico com vários pontos gigantes em que os atletas não necessitam de parar, mas sim podem atirar a garrafa para esses pontos e acertam, os que não acertarem têm o apoio de mais de 100 pessoas para ajudar a ter uma prova sustentável.

 

Com esta parceria vai decorrer uma plantação de 35.000 árvores nomeadas com os nomes de todos os atletas na Serra do Buçaco.

 

Houve mais intervenções de oradores representantes da EDP, Águas Luso, IPDJ, o Vereador da Câmara Municipal de Lisboa do desporto, Carlos Castro e ainda o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

 

Quanto a atletas de elite entrevistados, temos:

 

Vivan Cheruyot, Campeã Olímpica, foi 2º lugar do pódio em 2017 em Lisboa, diz que treinou muito e está a pôr-se em forma para superar no Domingo.

 

Linet Masai, bronze dos 10.000m nos Jogos Olímpicos de 2008, foi 3º lugar em Lisboa em 2016. Está feliz por regressar a Lisboa, e treinou para esta prova, contudo está também empenhada a preparar-se para a prova da Maratona de Londres.

 

Nos homens, Erick Kiptanui vencedor da Meia-Maratona de Lisboa em 2008, está a preparar a eventual superação do recorde: “Vou dar o meu melhor”

 

Quanto ao atleta de elite mais novo, Nicholas Kosimbei de 23 anos, vindo do Quénia teve o 4º lugar em Lisboa no ano passado, confessa que está mais bem preparado que na edição anterior.

 

Informações úteis da organização:


«A partir das 07h00, mediante a apresentação do seu dorsal, o atleta pode utilizar gratuitamente os comboios da CP Lisboa (nas linhas de Sintra, Cascais, Azambuja e Sado), o MTS, os TST, a Carris, o Metro da cidade de Lisboa e Fertagus.

O Metro Transportes do Sul e a Fertagus são os únicos meios de transporte para a deslocação dos atletas directamente para a PARTIDA (Pragal).

 

ATENÇÃO: Entre a estação do Pragal e as portagens da Ponte 25 de Abril são cerca de 15 minutos a pé.»

 

Texto e imagem: Pedro MF Mestre

 

 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 19:54:39

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...