18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Avis recebe os campeonatos nacionais de corta-mato curto pela primeira vez

Avis irá acolher pela primeira vez os Campeonatos Nacionais de Corta-mato curto, a 18 de março, naquela que será a 22.ª edição da competição.
 
“O Município de Avis orgulha-se de receber esta importante competição nacional. O atletismo é uma das modalidades com mais tradição no concelho, sendo o corta-mato especialmente relevante, com a freguesia de Figueira e Barros a organizar um dos mais antigos que, conta já com 36 edições, e Ervedal a realizar também o seu corta-mato há 22 edições, ambos sempre muito participados não só a nível regional, mas também com a capacidade de captar a atenção dos clubes nacionais. Assim, é com natural entusiasmo que recebemos os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Curto! Garantimos excelentes condições para a sua realização, tanto ao nível de infraestruturas e área envolvente, nas quais se destaca o Clube Náutico, que fica localizado nas margens da Albufeira do Maranhão que está preparado para responder às necessidades dos desportistas, sendo, inclusivamente, local de treino de muitos remadores e canoístas, incluindo do olímpico Fernando Pimenta. A autarquia está igualmente empenhada no envolvimento da comunidade no evento, contribuindo ativamente para o seu sucesso”, afirma Nuno Silva, presidente da Câmara Municipal de Avis.
 
O presidente da Associação de Atletismo de Portalegre, Luís Rodrigues, mostra-se igualmente entusiasmado, confirmando que Avis, de facto, reúne as condições ideais para a realização de uma prova de corta-mato com as exigências de uma competição desta natureza. “O espaço disponível, as infraestruturas desportivas e a tradição do concelho na modalidade, particularmente, na disciplina de corta-mato vão permitir realizar um grande evento ao nível desportivo e organizativo. Estamos a preparar um percurso que faça jus ao que se espera de um campeonato nacional de corta-mato curto e temos a certeza de que vamos conseguir superar as expetativas desportivas e organizativas”, declara.
 
A realização destes campeonatos, pela primeira vez em Avis, constitui um importante passo, de acordo com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Viera, “para o objetivo de descentralização da organização competitiva da modalidade, dando iguais oportunidades a todo o território nacional, neste caso, aproveitando o facto de o corta-mato não exigir infraestruturas tão complexas como a pista coberta ou a pista ao ar livre”. Por outro lado, acrescenta Jorge Vieira, “esta é também uma oportunidade para promover o atletismo na região, esperando que o evento possa captar mais praticantes para a modalidade, não se focando apenas num objetivo competitivo e de integração no alto rendimento, mas também do ponto de vista da prática informal. Esta descentralização permite ainda, através de atividades desenvolvidas pela Federação, em conjunto com as Associações Regionais e Distritais de Atletismo, a promoção da modalidade nas escolas dos concelhos que recebem provas do nosso calendário competitivo, o que assume extrema importância, pois investir nas crianças é garantir o futuro”.
 
Estão, assim, reunidas as condições para um grande dia de atletismo numa vila que convida a descobrir “um Alentejo diferente, onde a História e a Natureza enriquecida pela Albufeira do Maranhão formam um convite à vida é à descoberta”, como se pode ler no site do Município de Avis.
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 11 de setembro de 2024 – 20:20:57

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...