18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sporting Clube de Portugal conquista o ouro em Odivelas

Dia Mundial do Judo 28 Outubro - Federação Portuguesa de Judo
(28 Outubro de 1959 – 2023)
 
Pavilhão Multiusos de Odivelas - Campeonato Nacional de Equipas Seniores
 
Sporting Clube de Portugal - Medalha de Ouro
M.Galhardas@FPJ
 
Cumpriu-se este sábado no Pavilhão Multiusos de Odivelas o Campeonato Nacional de Equipas Seniores que contou com a presença de 9 Equipas em representação dos seguintes Clubes  – Sporting Clube de Portugal que foi vencedor seguido, na segunda posição pelo Sport Algés e Dafundo. O terceiro lugar foi conquistado pelos atletas da Associação Académica de Coimbra e da Universidade Lusófona.
 
Na competição feminina apenas esteve representado o Sport Algés e Dafundo.
 
A foto que publicamos em cima  mostra o espirito vivido ao longo do dia e que reproduz os verdadeiros valores  do judo
– Respeito, Cortesia, Honestidade, Honra, Autocontrolo, Amizade e Coragem -
 
Na realidade simboliza tudo o que se viveu hoje em Odivelas a verdadeira celebração do Dia Mundial do Judo e do 64º aniversário da Federação Portuguesa de Judo.
 
Classificação:
MASCULINOS
1º SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
2º SPORT ALGÉS DE DAFUNDO
3º ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA
3º UNIVERSIDADE LUSÓFONA
 
FEMININOS
1º SPORT ALGÉS E DAFUNDO
 
A História
 
Dia 28 de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Judo e é também altura para dar os parabéns á Federação lusa fundada a 28 de Outubro de 1959, enquanto pessoa coletiva de direito privado sem fins lucrativos e dotada de Utilidade Pública Desportiva.
 
Filiada na União Europeia de Judo e na Federação Internacional de Judo, conta com elevado prestígio nacional e internacional. Nos últimos anos a FPJ tornou-se numa marca de referência em termos internacionais enquanto organizadora de grandes eventos desportivos de grande qualidade.
 
A missão da Federação Portuguesa de Judo visa dirigir, promover e regulamentar a prática do Judo Kodokan em Portugal.
 
Conta com 19 Associações de Clubes, tendo a FPJ já ultrapassado os 15.000 praticantes da modalidade, distribuídos por 250 clubes.
 
O Judo em Portugal data do primeiro quartel do século XX.
 
A divulgação de Judo em Portugal intensifica-se nos anos 50. De importância capital para o desenvolvimento da modalidade foi Kiyoshi Kobayashi, o Mestre japonês que chegou a Portugal em 1958 e que é considerado o “pai” do judo português.
 
O interesse crescente pela modalidade levou á fundação da Federação que organiza, orienta e fomenta as atividades de divulgação do Judo, bem como organiza as competições oficiais.
 
A 28 de outubro de 1959, nasce a Federação Portuguesa de Judo, sendo as funções federativas entregues, na fase inicial, ao Judo Clube de Portugal, que é o sócio fundador da FPJ.
 
Para além do desenvolvimento do judo no domínio olímpico e de alta competição, as atividades da Federação estendem-se para áreas como Judo Escolar, Judo Adaptado e Paralímpico, projetos de inclusão social e organização de provas.
 

Periodicidade Diária

segunda-feira, 27 de maio de 2024 – 13:22:35

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...