13 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Sporting CP é Tricampeão Nacional - SL Benfica conquista Título Nacional Feminino

 

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se, este domingo, Tricampeão Nacional de Judo. O SL Benfica venceu a Competição Feminina. O Campeonato Nacional de Equipas Seniores “Jogos Santa Casa” 2018 cumpriu-se esta tarde, dia 10 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

 

Uma das provas mais importantes do calendário nacional de judo opôs, nos tapetes de Odivelas, as melhores equipas masculinas e femininas nacionais do escalão de seniores.

 

A competição masculina contou com 12 equipas, divididas em 4 quadros. O primeiro quadro foi composto pelo Sporting Clube de Portugal, Judo Clube do Pragal e Escola de Judo Nuno Delgado. O segundo pelas equipas Associação Académica de Coimbra, AD Judo Force e Sport Algés e Dafundo. No terceiro quadro ficaram as Oficinas de São José, CR Charnequense e Universidade Lusófona HT. O Judo Clube de Pinhal Novo, a Universidade de Aveiro e o Sport Lisboa e Benfica ficaram no quadro 4.

 

A equipa do Judo Clube do Pragal (JCPr) entrou a vencer e eliminou a Escola de Judo de Nuno Delgado na primeira eliminatória. Na luta pelo acesso à semifinal, o Sporting Clube de Portugal (SCP) mostrou-se muito superior, triunfando perante o JCPr por 5-0.

 

No segundo quadro, o Sport Algés e Dafundo (SAD) estreou-se a vencer contra a AD Judo Force. Nos quartos de final, o SAD não conseguiu superiorizar-se à Associação Académica de Coimbra (AAC), que passou à semifinal.

 

A Universidade Lusófona (ULHT) conseguiu uma vitória confortável no primeiro confronto do terceiro quadro (derrotou o CR Charnequense). Na ronda seguinte, assistiu-se a combates equilibrados e calorosos, que terminaram na vitória das Oficinas de São José (OSJ).

 

O último quadro foi dominado pelo Sport Lisboa e Benfica que venceu a Universidade de Aveiro e o Judo Clube de Pinhal Novo, garantindo um lugar na fase seguinte.

 

Na primeira semifinal, o Sporting CP continuou imbatível, impondo uma derrota por 5-0 aos “estudantes” da AAC. Na outra semifinal, o SL Benfica também se manteve no trilho das vitórias, vencendo as OSJ por 4-1.

 

O Sport Algés e Dafundo e a Universidade Lusófona conseguiram ainda garantir um lugar na luta pelo Bronze, ao vencerem os seus combates nas repescagens.

 

O primeiro combate pelas medalhas opôs o SAD e as OSJ. As Oficinas mostraram-se superiores, vencendo a turma de Algés por 5-0 e conquistando o Bronze.

 

Na luta pela segunda medalha de Bronze estiveram a ULHT e a AAC. Os “estudantes” da Lusófona conseguiram superar os “estudantes” de Coimbra por 4-1, alcançando o Pódio.

 

Na grande final da prova masculina encontraram-se as equipas do Sporting Clube de Portugal (compostas por Sérgio Olenic, João Fernando, Anri Egutidze, Nicoloz Sherazadishvili e Jorge Fonseca) e do Sport Lisboa e Benfica (constituída por Rodrigo Lopes, Henrique Lopes, Nuno Saraiva, João Martinho e Ricardo Serrão). Os “leões” mostraram-se muito superiores, vencendo os 5 combates, terminando a competição só com vitórias e sagrando-se Tricampeões Nacionais.

 

No setor feminino encontraram-se 3 equipas (SLB, ULHT e AAC) para discutir o Título de Campeão Nacional. O Sport Lisboa e Benfica começou com uma vitória por 3-1 contra a ULHT. No segundo confronto a Lusófona conseguiu redimir-se e alcançou o triunfo perante a AAC (3-1). O SL Benfica e a Associação Académica de Coimbra empataram, com 2 combates ganhos para cada lado. Com estes resultados, a equipa feminina do SL Benfica sagra-se Campeã Nacional de Judo.

 

Foi um fim de semana com muito judo, uma verdadeira maratona da modalidade. No sábado estiveram presentes cerca de 380 Atletas Juvenis em representação de mais de 100 clubes nacionais. Este domingo de manhã foram discutidos os títulos de equipas nacionais de Cadetes, culminando esta tarde com as Equipas Seniores.

 

Catarina Rodrigues, Diretora de Atividades da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) fez um balanço muito positivo das várias provas: “Penso que correu muito bem, no sábado tivemos um grande número de atletas e este domingo as duas provas de equipas também muito participadas. As bancadas estiveram sempre cheias a apoiar os atletas, muito compostas. Ainda vamos avaliar com toda a equipa de montagem e restantes membros da FPJ, mas, para já, o balanço é muito positivo. No sábado ao fim do dia ainda houve uma equipa que teve de desmontar os tapetes para preparar o pavilhão para os combates de hoje. Claro que é muito desgastante para todos – atletas, juízes, organização - mas por outro lado tem menos custos para a FPJ”.

 

Jorge Fernandes, Presidente da FPJ considera que foi uma boa decisão a organização dos campeonatos dos vários escalões num só fim de semana: “Penso que foi uma boa aposta estes dois dias de judo. Afinal são escalões diferentes, não se atropelam e assim os clubes e os judocas não têm que se deslocar duas vezes e ocupar dois fins de semana diferentes. Estiveram muitos atletas, muitos clubes, as bancadas estiveram sempre cheias, houve realmente uma festa do Judo no Pavilhão de Odivelas.

 

Visivelmente satisfeita, a Atleta Campeã Nacional pelo Sport Lisboa e Benfica - Ana Rita Neves considera que as suas adversárias foram muito fortes: “Estou muito satisfeita por termos ganho, claro. Não posso dizer que alguma delas era mais fraca, independentemente de ter perdido com a atleta da Lusófona e ter ganho à da Académica. Foram combates muito fortes. Ter a responsabilidade de representar o clube é sempre uma emoção, saber que tudo depende de nós, então quando se ganha ainda é maior a emoção. Foi muito bom.

 

Depois da conquista do Título Nacional, Sérgiu Oleinic dedicou a vitória ao filho recém-nascido: “Nunca podemos desvalorizar a força dos nossos adversários. O Benfica é muito forte são atletas muito bons no tapete. No entanto, com este resultado 5–0, mostrámos que o judo do Sporting tem uma equipa muito bem preparada e forte. Não nos podemos esquecer nunca do clube que nos recebe e apoia, bem como dos patrocinadores que viabilizam a nossa presença nas provas nacionais e internacionais.

 

 

 


 

terça-feira, 21 de agosto de 2018 – 23:09:36

Pesquisar

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...