18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Notícias

Portugal empata último jogo do Main Round

Seleção Nacional sub-18 Feminina despede-se da Ronda Principal com um empate a 28 golos frente à Croácia e irá lutar pelo 13º a 16º lugar do Campeonato do Mundo.
À entrada do último embate do Main Round, Luís Santos anteviu um desafio complicado diante de uma Croácia “defensivamente dura”. O técnico destacou ainda a importância do jogo, dado ambas as equipas procurarem alcançar a melhor classificação possível – nono lugar. As croatas entraram a marcar mas, nos instantes seguintes, Luana Jesus bisou e deu a primeira vantagem às portuguesas. A Croácia voltou a liderar, com o 3-4 de Sara Marendić, mas Portugal respondeu com um parcial de 3-0 obrigando o técnico croata a dar uso ao seu primeiro time out com onze minutos decorridos.
 
O empate acabou mesmo por surgir, a seis, mas Luana Jesus, assistida por Rita Guimarães para um golo aéreo, recolocou a maior vantagem lusa ao fazer o 8-6. No entanto, com uma resposta contundente, a Croácia assinou três golos consecutivos, retomando a liderança no marcador à entrada dos dez minutos finais do primeiro tempo. As croatas, apesar das investidas a nível defensivo e de algumas alterações – subindo uma defensora com vista a condicionar Constança Sequeira – iam sentido dificuldades em parar o ataque da seleção das quinas. As portuguesas, impulsionadas por algumas conquistas na defesa, alcançaram a maior vantagem até então com o 14-11 de Luana Jesus. A diferença manteve-se até à saída para os balneários.
 
Intervalo: 15-12
 
As portuguesas entraram no segundo tempo a marcar, através de Luana Jesus, e a conquistar quatro golos à maior. Um período de inferioridade numérica lusa permitiu às croatas uma aproximação, até ao 18-17, mas Portugal respondeu da melhor forma possível – quatro golos contra zero, com Constança Sequeira a fechar o parcial com nota artística. Dez minutos do segundo tempo decorridos e o técnico croata levou o cartão verde à mesa, para tentar quebrar o bom momento das comandadas de Luís Santos. O tempo técnico croata resultou e as Balcãs voltaram a crescer na partida, aproveitando os golos em transição, foi então a vez de Luís Santos serenar a sua equipa com o 23-21 no placard e 17 minutos por jogar.
 
A Croácia continuou a crescer e colocou o marcador a apenas um golo através de Tina Wurth, mas Portugal respondeu com Rute Fernandes a recolocar a vantagem em dois, 25-23. À entrada dos últimos dez minutos o crescendo croata confirmou-se, com Anđela Žagar a consumar a reviravolta, 25-26. Constança Sequeira ainda igualou e seguiu-se um período de superioridade numérica portuguesa onde quem acabou por sorrir foi a Croácia, alcançando o 26-28 – maior vantagem croata em todo o encontro. Luís Santos utilizou o seu último cartão verde, com oito minutos por jogar, e as suas comandadas responderam bem, recolocando tudo novamente empatado, desta vez a 28. Seguiram-se alguns minutos sem golos até que, com apenas dois por jogar, o técnico croata chamou as suas atletas para tentar ultrapassar a baliza, agora defendida por Rita Guimarães. A guardiã lusa negou um livre de 7 metros a Anđela Žagar e manteve a baliza fechada até ao final do encontro, no entanto, do outro lado, também a guardiã croata mereceu destaque e o marcador permaneceu inalterado.
 
Resultado Final: 28-28
 
Com este empate, Portugal não consegue alcançar o terceiro lugar do grupo, dada a diferença de golos favorável à Croácia. A equipa orientada por Luís Santos jogará frente ao quarto classificado do Grupo IV do Main Round, no próximo domingo, pelas 15h00 portuguesas na luta pelo 13º ao 16º lugar do Mundial.
 
MVP & Top Scorer: Contança Sequeira – 10 golos (77 % eficácia) e 2 assistências
 
Luís Santos não escondeu o desagrado com o desempenho da equipa e com o desfecho do jogo: “É inacreditável a imaturidade competitiva demonstrada nos momentos decisivos do jogo. Dois time outs em que alertámos as jogadoras para serem fortes defensivamente e finalizarem com sucesso. Temos muito trabalho a fazer e fizemos um investimento enorme nestas mulheres para estarem preparadas mentalmente para este Mundial. Ficou provado que, ao nível de jogo, não ficamos atrás nem do Egito, nem da Croácia, mas mentalmente temos muito a crescer e estes hábitos infelizmente não se adquirem aqui, mas antes diariamente ao longo da época. Cinco remates falhados aos 6 metros, no momento decisivo do jogo e quatro falhas técnicas são algo que qualquer treinador não pode controlar… Temos que mudar a mentalidade do feminino em Portugal e perceber que se queremos mesmo andar a um nível internacional há que ser mais “bichos de competição”. Ter a bola a 30 segundos do fim e dar ao adversário em 10 segundos depois de tanto sofrer é uma inconsciência! Espero que estes momentos façam verdadeiramente o clique na cabeça das nossas jogadoras porque a este nível todas as seleções querem muito, mas não basta querer!”
 
Calendário
Grupo C
30.07.2022 – 12h30 – Portugal x Ilhas Faroé, 29:24 (15:13)
31.07.2022 – 19h30 – Portugal x Áustria, 33:27 (13:11)
02.08.2022 – 11h30 – Dinamarca x Portugal, 33:25 (16:13)
Main Round
03.08.2022 – 19h30 – Egito x Portugal, 24:22 (11:11)
05.08.2022 – 15h30 – Portugal x Croácia, 28:28 (15:12)
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 08:37:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...