>
A primeira etapa de 2018 da Red Bull Air Race World Championship trouxe um misto de surpresas e confirmações. Contra todas a expetativas, o vencedor foi o norte-americano MichaelGoulian – que não vencia uma corrida desde 2009. Os restantes lugares de honra foram para dois dos grandes protagonistas da última época, o japonês Muroya e o norte-americano Kirby Chambliss, deixando claro que o seu duelo pela liderança é para continuar.
Sem os habituais ventos do deserto e o calor excessivo, a primeira etapa de 2018 da Red Bull Air Race World Championship proporcionou no último fim de semana(2 e 3 de fevereiro) aos pilotos condições perfeitas. O encontro aconteceu pela décima primeira vez consecutiva em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos, com a pista montada sobre as águas azul turquesa do Golfo Pérsico.
O grande protagonista desta primeira etapa foi sem dúvida o norte-americano Michael Goulian, um veterano que tem estado nos últimos anos arredado dos lugares cimeiros – a sua última vitória aconteceu em 2009 na corrida de Budapeste. A habitual irregularidade deste piloto deu lugar a uma prestação irrepreensível sempre a crescer, superando todas as fases até à grande final, onde encontrou pela frente os três mais cotados adversários do momento: o Campeão do Mundo Yoshihide Muroya, o Vice-Campeão do Mundo Martin Sonka e o seu compatriota Kirby Chambliss. Goulian foi mesmo o primeiro a voar e não deixou margem para dúvidas, superando os seus adversários por uma diferença aproximada de um segundo.
“Foi uma corrida incrível! Demorei muitos anos a conquistar a segunda vitória da minha carreira e sei que agora estamos no bom caminho, o que precisamos de manter é a consistência, pois estou consciente de que todos outros 13 pilotos têm também grande qualidade”, explicou Goulian depois de subir ao pódio.
Os restantes lugares mais altos da classificação foram preenchidos pelo japonês Muroya(2º lugar) e pelo norte-americano Kirby Chambliss(3º lugar), depois do checo Martin Sonka – que terminou em segundo – ter sido penalizado na sequência de uma inspeção ao seu avião.
Para além da surpresa de Goulian, destaque ainda para a positiva estreia do britânico Ben Murphy – que transitou este ano da Challenger Class para a Master Class. O antigo líder da famosa esquadrilha acrobática Red Arrows conseguiu chegar à Ronda de 8, terminando num brilhante sexto lugar da classificação geral. Na Challenger Class o vencedor foi o Bi-Campeão Florian Bergér(Alemanha).
A próxima corrida da Red Bull Air Race World Champioship viaja no final do mês de abril até Cannes, em França, um dos novos cenários da competição em 2018.
CALENDÁRIO
Emiratos Árabes UnidosAbu Dhabi | 2 e 3 fevereiro
FRANÇA Cannes | 21 e 22 abril
EUROPA localização a confirmar| 26 e 27 maio
HungriaBudapeste | 23 e 24 junho
ÁSIA localização a confirmar| 4 e 5 agosto
RússiaKazan | 25 e 26 agosto
Estados Unidos da AméricaIndianápolis | 6 e 7 outubro
ÁSIAlocalização a confirmar|novembro
CLASSIFICAÇÕES APÓS 1 ETAPA
MASTER CLASS
1º Michael Goulian EUA 15 PONTOS
2º Yoshihide Muroya Japão 12 PTS
3º Kirby Chambliss EUA 09 PTS
4º Martin Šonka República Checa 07 PTS
5º Matt Hall AUS 06 PTS
6º Ben Murphy UK 05 PTS
7º François Le Vot França 04 PTS
8º Mika Brageot França 03 PTS
9º Petr Kopfstein CZE 02 PTS
10º Nicolas Ivanoff França 10 PTS
CHALLENGER CLASS
1º Florian Berger Alemanha 10 PONTOS
2º Luke Czepiela Polónia 08 PTS
3º Kevin Coleman EUA 06 PTS
4º Dario Costa Itália 04 PTS
5º Daniel Ryfa Suécia 02 PTS
PILOTOS
MASTER CLASS
Cristian Bolton Chile
Mikael Brageot França
Kirby Chambliss Estados Unidos da América
Matthias Dolderer Alemanha
Michael Goulian Estados Unidos da América
Matt Hall Austrália
Nicolas Ivanoff França
Petr Kopfstein República Checa
François Le Vot França
Pete McLeod Canadá
Yoshihide Muroya Japão
Ben Murphy Reino Unido
Martin Šonka República Checa
Juan Velarde Espanha
CHALLENGER CLASS
Mélanie Astles França
Florian Berger Alemanha
Kenny Chiang China
Kevin Coleman Estados Unidos da América
Luke Czepiela Polónia
Daniel Genevey Hungria
Daniel Ryfa Suécia
Baptiste Vignes França
Patrick Davidson África do Sul
Dario Costa Itália