>
Está em... início Aeronáutica França é novidade do calendário de 2018 - Nova época da Red Bull Air Race World Championship anunciada em Cannes
A Red Bull Air Race World Championship será constituída em 2018 por oito etapas à volta do Mundo, misturando destinos clássicos com algumas surpresas, com destaque para a estreia em Cannes – naquela que será a primeira etapa francesa da história. Destaque ainda para o regresso da Grã-Bretanha à Master Class.
A campanha para o título de Campeão do Mundo de 2018 arranca a 2 e 3 de fevereiro em Abu Dhabi,naquela que será a décima primeira abertura da época consecutiva nos Emiratos Árabes Unidos. Logo a seguir é a altura de Cannes desenrolar a passadeira vermelha para o circuito, numa muito aguardada estreia em França nos dias 21 e 22 de abril. A ação sobre a Riviera a 370 km/hora tem tudo para se tornar num dos pontos altos do campeonato, ainda mais quando estão a competir – tanto na Master Class como na Challenger Class – vários pilotos franceses. Aqui está incluída Mélanie Astles, a primeira mulher de sempre a participar na competição.
Em maio, os pórticos insufláveis com 25 metros de altura vão erguer-se noutra localização europeia, ainda por revelar, para a terceira etapa da época. Já o meio da temporada assinala-se quando os aviões voltarem a passar a alta velocidade debaixo da lendária Ponte das Correntes, bem no coração de Budapeste, na Hungria, nos dias 23 e 24 de junho.
O japonês Yoshihide Muroya, o Campeão do Mundo de 2017, e o primeiro piloto asiático a conquistar o título, será certamente o centro de todas as atenções no arranque da segunda parte do calendário. Um momento agendado para o início de agosto, na Ásia, numa localização ainda a anunciar. No fim deste mesmo mês, nos dias 25 e 26, é altura do regresso a Kazan e à Rússia, onde o Campeonato do Mundo levou no ano passado pela primeira vez as emoções deste desporto a uma verdadeira legião de fãs.
As últimas duas etapas vão voltar a cruzar o globo, a começar nos dias 6 e 7 de outubro na mais famosa pista de desportos motorizados dos Estados Unidos da América – Indianápolis. Será a terceira escala consecutiva nestas paragens. O mês de novembro promete também grandes emoções e mais um capítulo da história, com a primeira final disputada na Ásia(localização a confirmar).
“O título de 2017 foi altamente disputado, deixando o mundo em suspenso até à última passagem da derradeira ronda da competição. Agora, as equipas estão a aproveitar a pré-época para tornar os seus aviões ainda mais rápidos,” afirmou Erich Wolf, Diretor Geral da Red Bull Air Race GmbH. “Os melhores pilotos do mundo não param de melhorar e os destinos que os vão receber no próximo ano são espetaculares. Não posso prever quem vai ganhar o título de 2018, mas garanto que o campeonato será muito disputado.”
A Grã-Bretanha, que dispõe do maior número de vitórias na competição – com os três títulos de Paul Bonhomme(2009, 2010, 2015) e de Nigel Lamb(2014) – volta a ter em 2018 uma presença com a “promoção” de Ben Murphy da Challenger Class para a Master Class. “É uma grande honra passar para a Master Class em 2018 e seguir os passos dos meus compatriotas Bonhomme e Lamb. É uma granderesponsabilidade!” afirmou Murphy, que vai passar a pré-época à procura de um avião e de uma nova equipa.
CALENDÁRIO
Emiratos Árabes UnidosAbu Dhabi | 2 e 3 fevereiro
FrançaCannes | 21 e 22 abril
Europalocalização a confirmar | 26 e 27 maio
HungriaBudapeste | 23 e 24 junho
Ásialocalização a confirmar | 4 e 5 agosto
RússiaKazan | 25 e 26 agosto
Estados Unidos da AméricaIndianápolis | 6 e 7 outubro
Ásialocalização a confirmar | novembro
PILOTOS
MASTER CLASS
Cristian Bolton Chile
Mikael Brageot França
Kirby Chambliss Estados Unidos da América
Matthias Dolderer Alemanha
Michael Goulian Estados Unidos da América
Matt Hall Austrália
Nicolas Ivanoff França
Petr Kopfstein República Checa
François Le Vot França
Pete McLeod Canadá
Yoshihide Muroya Japão
Ben Murphy Grã-Bretanha
Martin Šonka República Checa
Juan Velarde Espanha
ACERCA DA RED BULL AIR RACE WORLD CHAMPIONSHIP
Criada em 2003, a Red Bull Air Race World Championship já cumpriu mais de 80 corridas à volta do Mundo. A Red Bull Air Race World Championship envolve os melhores pilotos do mundo numa pura competição de desportos motorizados que combina velocidade, precisão e destreza. Para isso são usados os mais rápidos, leves e ágeis aviões, com os pilotos a atingirem velocidades de 370km/h, enfrentando forças de até 10G, enquanto progridem a baixa altitude num percurso em forma de slalom, delimitado por pórticos insufláveis de 25 metros de altura. A Challenger Cup foi introduzida em 2014, abrindo assim a um novo leque de pilotos a possibilidade de competir, e cuja evolução será potencialmente avançar para a Master Class, acedendo à disputa do Campeonato do Mundo.
Créditos fotográficos
Predrag Vuckovic | Red Bull Content Pool