18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Roller Derby em Portugal

 

- Quando e onde surgiu este desporto? 

O Roller Derby surgiu no inicio do século XX nos EUA, tendo sido encarado mais como forma de entretenimento do que como um desporto. No início do século XXI, ressurgiu como uma modalidade desportiva e, desde então, tornou-se no desporto com maior expansão em todo o mundo.


- Quando é que chegou ao nosso país? Atualmente, quantas equipas e praticantes existem em Portugal?

Em 2010, o Roller Derby chegou a Portugal com o surgimento da primeira liga portuguesa no Porto. Seguindo a tendência mundial, em apenas três anos surgiram várias ligas espalhadas por todo o país havendo mais de dez ligas e cerca de duzentos praticantes desta modalidade.


- Quais as principais regras e qual a duração dos "jogos"do roller derby? 

Um jogo de Roller Derby é dividido em duas partes de 30 minutos, onde cada Jam poderá ter uma duração máxima de dois minutos. A cada Jam a equipa presente em pista é renovada. Encontramos cinco atletas de ambas as equipas em pista: uma Jammer, identificável pelo uso de uma estrela no capacete, que permanece atrás da linha de partida antes do apito inicial e quatro Blockers à frente desta. O objetivo do coletivo de blockers é evitar a passagem da Jammer adversária e em simultâneo auxiliar a passagem da sua Jammer de forma a que esta possa marcar o máximo de pontos, ou seja, um ponto por cada atleta adversária que consiga passar legalmente. Contudo, na primeira volta não são marcados pontos, esta volta inicial serve para identificar qual das Jammers será a Lead Jammer, podendo esta parar o jogo antes do apito final. Este é um jogo complexo e cheio de estratégia, sendo essencial ao atleta uma compreensão das suas regras, quais as zonas legais e ilegais com que se pode bloquear e contra bloquear até ao reconhecimento dos códigos de arbitragem. Cada atleta pode acumular um total de 6 penalidades. Cada penalidade tem uma duração mínima de 1 minuto, salvo algumas exceções, e é cumprida na área da Penalty box.


- Para a prática, existem algumas limitações, em termos de idade ou físicos (altura e peso, por exemplo)?

Não existe qualquer limitação para a prática do Roller Derby. Não é necessário, inclusivamente, saber patinar pois todas as ligas disponibilizam aulas de iniciação à patinagem. Contudo, para competir oficialmente é necessário ser maior de idade.


- No começo, os equipamentos são pagos, alugados ou emprestados? Se adquirido, em quanto pode orçar um equipamento individual?

As ligas portuguesas costumam emprestar equipamento para as aulas experimentais. É, contudo, importante que cada atleta adquira o seu próprio equipamento e que o mesmo seja adequado às características de cada um, por forma a se sentir o mais à vontade possível. Para praticar Roller Derby é obrigatório usar: patins de rodas paralelas, capacete, proteção para os dentes, cotoveleiras, protetores de pulso e joelheiras. Os preços deste equipamento variam bastante conforme a qualidade dos mesmos, começando em cerca de 150.00 e podendo ir quase até € 2000.00.

 

 - Este é um desporto associado a um "espírito rebelde", onde os "nomes de guerra" e as tattoos são alguns dos seus ex-libris. Na prática, o contato físico é um dos aspetos mais importantes? Quais os valores que estão por trás deste desporto? Que medidas foram/são tomadas para afastar a imagem (errada) que, muitas vezes é veículada pelos filmes norte-americanos?

O que é certo é que muitas destas atletas iniciam-se de facto neste desporto pelo espirito rebeldeque lhe é associado. Este é um desporto maioritariamente feminino e, como observamos em qualquer outra modalidade, apresenta atletas com um background bastante diversificado e encerra em si um conjunto das mais variadas personalidades. As tatuagens são um reflexo disso mesmo, não da modalidade em si. O Roller Derby engloba, aliado ao contacto físico, uma componente bastante técnica, explorada e desenvolvida constantemente de treino para treino, de jogo para jogo, o que se torna fascinante de observar e acompanhar para quem assiste tanto de fora como de dentro. O facto de ser uma modalidade complexa, das suas regras serem constantemente revistas e atualizadas e das suas estratégias desenvolvidas, requer um esforço constante, refletido nos jogos oficiais. Isto tudo contribui para uma solidificação do desporto.


- Já existe uma Federação/Associação de âmbito nacional? Onde se pode ver o roller derby? Existe um calendário competitivo nacional ou, apenas, zonal (Porto, Lisboa e Algarve)?

Está a ser criada a Associação Portuguesa de Roller Derby, que representará ligas de norte a sul do país. Já houve dois jogos oficiais entre a equipa do Porto e uma das equipas de Lisboa, realizados em Lisboa e no Porto, bem como vários pequenos jogos realizados entre todas as equipas para treino e troca de experiência. Além disso, várias equipas europeias já vieram jogar a Portugal, sendo que esses jogos ocorrem maioritariamente no Porto e em Lisboa. Para a próxima época, planeia-se a realização de um campeonato nacional.


- Caso estejam interessadas em praticar, onde é que as nossas internautas se podem deslocar? Quem deverão contactar?

A melhor forma é procurar a liga mais próxima e entrar em contacto. O Facebook é uma ótima ferramenta, dado que permite entrar em contacto com as ligas de forma mais eficaz. Caso alguma interessada tenha dificuldade, poderá sempre enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e tentaremos esclarecer todas as dúvidas.

 

- Como e quando surgiu o projeto "Team Portugal?

A Team Portugal Roller Derby foi o primeiro projeto desenvolvido pela Associação Portuguesa de Roller Derby. Existia a necessidade de consolidar o Roller Derby a nível nacional assim como se tem assistido lá fora, com maior impacto nos últimos anos. Tornou-se dessa forma imperativo a criação de uma equipa que se viesse a representar com as melhores atletas a nível nacional. Em 2013 este projeto foi então oficializado tendo como objetivo a representação de Portugal no estrangeiro, com enfoque para a participação no 2.º Mundial de Roller Derby, a realizar-se em dezembro do presente ano na cidade de Dallas, Estados Unidos.

 

- Já foi confirmada a presença do Team Portugal no Campeonato do Mundo, que se disputará em Dallas (EUA) no final do corrente ano. Quais os objetivos da seleção nacional nesta competição e que mudanças daí poderão advir para o roller derby português?

O nosso principal objetivo é conhecer e ser conhecido. Queremos consolidar o papel de Portugal no Roller Derby a nível mundial como uma equipa que, embora sendo nova, é persistente, empenhada e tecnicamente competente. Queremos também conhecer mais aprofundadamente o trabalho que é feito nos outros países de forma a podermos elevar o nosso tipo de jogo e o trabalho das nossas atletas. Acreditamos que a participação trará boas consequências para o desenvolvimento do Roller Derby em Portugal através da aquisição de novas estratégias e técnicas, bem como através de uma maior participação na comunidade mundial de Roller Derby, que poderá resultar em mais jogos a serem disputados pelas nossas equipas em território nacional ou no estrangeiro.

 

- Que tipo de apoios já foram angariados para a deslocação a Dallas? Que iniciativas irão ser levadas a cabo a curto/médio prazo?

Até ao momento, conseguimos angariar cerca de 335 através da plataforma de crowfunding GoFundMe. As ligas cujas atletas façam parte da Team Portugal também realizarão alguns eventos de angariação de fundos, de modo a podermos angariar os cerca de 20.000 que necessitamos para deslocar cerca de 14 atletas e equipa técnica. Estamos, igualmente, a ponderar a criação de campanhas que criem visibilidade para a equipa, motivando à doação, nem que seja de 1. Não obstante, paralelamente, estamos a contactar possíveis patrocinadores que possam patrocinar monetariamente as viagens e/ou alojamento ou que apoiem com alguma forma de recursos materiais. Caso tenha interesse em nos patrocinar ou apoiar, podem entrar em contacto através de email pelo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., onde poderemos analisar contrapartidas aliciantes, dado que estamos recetivos a sugestões.

- Que mensagem quer deixar a quem lê esta reportagem?

Saber que um grupo de pessoas é capaz de reunir e constituir a primeira equipa nacional com as suas melhor atletas, capazes de representar o nome de Portugal lá fora é sem dúvida um feito alcançado para tão pouco tempo de modalidade por cá. Acompanhem o crescimento e desenvolvimento do melhor do Roller Derby em Portugal porque de facto esta é uma modalidade bastante fascinante e com um imenso potencial a ser explorado por quem se quiser juntar a nós e nos apoiar. Como outra modalidade requer um empenho e motivação por parte das suas atletas e parte técnica, sendo horas de treinos e muito trabalho árduo por detrás de cada jogo, de cada evento levado a cabo por nós. Participem na nossa campanha #LoveTeamPortugalRD, enviem-nos imagens vossas que demostrem o vosso apoio por esta equipa. Encontram-nos na nossa página de facebook www.facebook.com/TeamPortugalRollerDerby

 

Entrevista de José Duarte às Managers do Team Portugal - Flávia, Carolina e Viviane.

 

Vejas fotos na galeria deste Portal

Periodicidade Diária

quinta-feira, 18 de abril de 2024 – 06:39:25

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...