14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

005 - Artigo

Levar um estilo de vida saudável é sinónimo de maior qualidade de vida. Todos nós…ou quase todos, sabemos isso. Mas será que mesmo assim o estilo de vida que levamos é o mais adequado?
 
Ter um estilo de vida saudável não é só fazer sacrifícios e abdicar de coisas que nos são agradáveis. Não é só deixar de fumar, não é só comer de forma equilibrada, não é só fazer actividade física de forma regular, não é só…enfim, tantas outras coisas! Ter um estilo de vida saudável é tudo isso conjugado e muito mais. É ter uma atitude, uma forma de estar que muitos gostariam de ter mas que poucos estão dispostos a conseguir. Levar um estilo de vida saudável não é andar com um “check-list” de comportamentos que se devem ou não adoptar. Não existem modelos estereotipados de comportamentos a seguir, mas existem princípios gerais que devemos ter em conta. Entre esses princípios encontramos muitos ligados às áreas da nutrição e actividade física. Estou convicto que estas duas áreas são pilares fundamentais que sustentam o tal dito estilo de vida saudável.
 
Certamente, quase todos conhecem ou já ouviram falar da “Roda dos Alimentos”. Faz parte do programa de ensino escolar, mas tendemos a esquecê-la. Este é um modelo simples, interessante e prático de como podemos fazer uma alimentação equilibrada. Outros modelos têm sido concebidos, nomeadamente o da “Pirâmide Alimentar”. É semelhante ao da “Roda dos Alimentos”, mas em vez de repartir os grupos alimentares em fatias (maiores ou menores de acordo com a sua importância), coloca-os numa hierarquia de importância vertical e sugere a frequência com que os devemos ingerir.
 
Analogamente ao conceito da “Pirâmide Alimentar” temos o da “Pirâmide de Actividade”, sugerido como forma de facilitar a educação de cada um no que concerne à adopção progressiva de um estilo de vida mais activo.
 
Estes dois modelos, o da “Pirâmide Alimentar” e o da “Pirâmide de Actividade”, serão, quanto a mim, os pilares daquilo a que eu chamaria o modelo do “Estilo de vida saudável”, que podem ver representado na figura.
 
A alteração progressiva de hábitos, de acordo com a ideia transmitida por este modelo, é, de certeza, uma forma sustentada de mudar para um estilo de vida mais saudável. Introduza nas suas rotinas uma mudança de cada vez. Quando os seus hábitos coincidirem, na sua maioria, com os comportamentos sugeridos por este modelo, parabéns…está no bom caminho! Pode considerar que leva um estilo de vida mais saudável.
 
          
 
Referências:
ACSM (2005). ACSM`s Resources for the Personal Trainer – 1st edition, Philadelphia: Lippincott Williams and Wilkins.
Roig, J., Marques, R. (2006). Nutrição e suplementação. Cacém: Manz

Periodicidade Diária

quinta-feira, 19 de setembro de 2019 – 00:20:10

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...