14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

2700 Atletas nos Nacionais Master Indoor de Itália e Espanha

Neste fim de semana realizaram-se os Campeonatos Nacionais de Pista Coberta em Itália e Espanha, nos mesmos participaram 1317 e 1434 atletas respectivamente..... os resultados podem ser consultados nos sites oficiais das respectivas federações:
 
 

Na França, Alemanha, Inglaterra, etc. o número de participantes também é cada vez maior e ilustra bem como cada vez mais na Europa (e no mundo ocidental) se encara o desporto para todas as idades e na nossa modalidade em particular, nas disciplinas técnicas!!! Onde se valoriza quem continua a praticar atletismo de pista ao longo da vida e não apenas na formação e auge das nossas capacidades!
 
Julgo que isto merece uma reflexão e comparação com o que se passa em Portugal, onde, infelizmente temos uma Federação que continua a olhar para o atletismo veterano como um parente pobre e nem organiza ou financia os Campeonatos de Portugal de Pista Coberta e Ar Livre, onde temos várias Associações Regionais que teimam em ignorar que têm atletas veteranos filiados (e muitos!!!!) e não organiza provas para estes escalões oficiais e onde temos uma Associação de Veteranos (ANAV) que pouco faz e não organiza um calendário desportivo, nem dinamiza ou divulga o atletismo veterano no país....... No entanto, e apesar de haver UMA ÚNICA PROVA POR ANO em Pista Coberta e outra ao Ar Livre, e tendo os atletas de pagarem taxas extra para poder participar, no último Campeonato Nacional de Pista Coberta, estiveram mesmo assim mais de 200 atletas e há vontade e potencial para serem muitos mais se houver uma nova dinâmica e se dinamize o sector! São MUITOS ATLETAS FEDERADOS e pessoas ligadas à modalidade que são quase ignoradas e podem ser uma mais valia para a família do atletismo português, não só como atletas veteranos mas como pessoas interessadas, potenciais dirigentes, treinadores, colaboradores, etc.
 
Em ano de eleições na FPA e na ANAV faz todo o sentido falar-se nisto e começar desde já a agregar pessoas com vontade de integrar uma direcção nova para a ANAV com vontade de trabalhar e dar a visibilidade e dignidade que o atletismo master português merece!!!
 
A força e número dos atletas veteranos não pode, nem deve continuar a ser ignorada! O reconhecimento social que se deve fazer desporto ao longo da vida e dos inúmeros benefícios associados a tal é uma realidade e na nossa modalidade não há apoio , nem incentivo a quem o queira fazer! Não é fácil e tem mérito uma pessoa continuar a treinar e competir na sua modalidade ao longo da idade, paralelamente com uma vida familiar e de trabalho activas. Tal é valorizado noutros países e está mais que na altura de se começar a olhar com outros olhos e valorizar também no nosso país.
  
Saudações desportivas,
 
Ricardo Lemos 

Periodicidade Diária

domingo, 8 de dezembro de 2019 – 11:22:29

 

 
Feliz Natal e um
 
Próspero Ano Novo
 
 
Boas Festas!
 

 

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...