10 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Presépio Gigante de Vila Real de Santo António ultrapassa as 4 mil figuras

O presépio gigante de Vila Real Sto. António volta, uma vez mais, a bater recordes, ocupando, em 2014, uma área de 210 metros quadrados e mais de quatro mil figuras.

 

Este, que é um dos maiores presépios do país, irá ocupar a totalidade do Centro Cultural António Aleixo e integra 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra e 2000 quilos de cortiça.

 

Acrescem a esta lista 150 metros quadrados de musgo e uma complexa base de suporte onde se localiza a área técnica da estrutura, o que permite o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.

 

Para dar vida a este presépio foram necessários 40 dias e mais de 2000 horas de trabalho. O projeto tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, funcionários autárquicos que contaram com a colaboração de Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes.

 

Uma das razões do sucesso do presépio gigante está nos cenários e figuras que lhe dão vida, uma centena delas mecanizadas e animadas, fator que o distingue de todos os outros existentes no país.

 

Para surpreender os milhares de visitantes, todos os anos a sua configuração é alterada, não sendo esquecidos os episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia e às tradições algarvias.

 

Ao longo dos anos, o presépio gigante tem ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser já um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis.

 

As entradas no presépio têm o valor simbólico de cinquenta cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens em situação de risco.

 


Presépio Gigante de VRSA

Local: Centro Cultural António Aleixo
Diariamente, de 6 Dez > 11 Jan
Horário: 10h00 - 13h00 | 14h30 - 19h00
(1/Janeiro: das 14h30 às 19h00)

 

Últimas notícias


 

terça-feira, 1 de setembro de 2015 – 08:51:34

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...