10 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Exposição "Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche"

A Exposição "Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche" estará patente de 12 de dezembro 2014 a 10 de janeiro de 2015 na Galeria Municipal da Biblioteca Municipal da Nazaré.

Esta exposição, agora itinerante, foi produzida pela Câmara Municipal de Peniche em 2011. Nela são apresentados seis ofícios tradicionais de Peniche através de seis histórias de vida de antigos e atuais profissionais ligados ao Mar, dialogando memórias pessoais, coletivas e profissionais. Procura-se transmitir, através das histórias de vida apresentadas na 1ª pessoa, de árvores genealógicas, de fotografias e objetos escolhidos pelos próprios a pluralidade de proveniências, saberes e patrimónios, materiais e imateriais, subjacentes a estes ofícios. Através desta exposição, apresenta-se o devido reconhecimento a estas pessoas, profissões e saberes, qualificando-os como Património Cultural, contribuindo para a sua preservação, valorização e divulgação.


 

Algumas dos penichenses retratados na Exposição "Eu e o Mar" têm raízes familiares na Nazaré, sendo manifesta a íntima ligação entre estas duas comunidades tão proximamente conectadas entre si pelo Mar.


 

A itinerância da Exposição "Eu e o Mar" engloba-se num intercâmbio cultural estabelecido entre os Municípios de Peniche e Nazaré de forma a valorizar a matriz cultural comum e as especificidades de cada comunidade.


 

A Exposição "Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche" inaugurou no dia 12 de dezembro, estando aberta ao público de 2ª a 6ª feira das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e, ao sábado, das 15h00 às 18h00 (encerra aos domingos e feriados). A entrada é livre.

Últimas notícias


 

domingo, 30 de agosto de 2015 – 02:30:16

Pesquisar

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...