18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio

Localidade: Concelho: Distrito:
Porto Porto Porto

 

Instalada num edifício dos anos 50, da autoria do arquiteto José Carlos Loureiro, a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio apresenta, em permanência, o espólio de Marta Ortigão Sampaio (1897-1978), sobrinha-neta do escritor Ramalho Ortigão, doado à Câmara Municipal em 1978, no qual se incluem as coleções de Pintura, Mobiliário e Joalharia.

 

A coleção de pintura conta com obras dos séculos XIX e XX, de Silva Porto, Artur Loureiro, Marques de Oliveira, Sousa Pinto, Carlos Reis, Malhoa, Roque Gameiro, Aurélia de Sousa e Sofia de Sousa, estas últimas tias maternas da doadora. A paisagem, a figura e a natureza morta são géneros amplamente representados. 

 

A coleção de joalharia apresenta cerca de três centenas de peças de joalharia dos séculos XVIII ao XX, numa expressão das influências que o ouro e os diamantes do Brasil tiveram sobre esta arte, bem como de modelos posteriores de feição erudita ou popular, com recurso a uma variada gama de metais e pedras preciosas. 

 

Noutras áreas da Casa-Museu mostram-se o mobiliário, do qual fazem parte exemplares indo-portugueses, dos séculos XVIII, XIX e XX, e peças decorativas que pertenceram a Marta Ortigão Sampaio em evocação do ambiente burguês em que viveu ao longo do século XX, colecionando objetos de tendências e épocas muito diversas.

 

Conteúdos da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.

 

Outras Informações: Rua Nossa Senhora de Fátima, 291-299, 4050-428 Porto

Periodicidade Diária

sexta-feira, 29 de março de 2024 – 05:12:30

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...