>
Localidade: | Concelho: | Distrito: |
Guarda | Guarda | Guarda |
O Museu da Guarda, situado no centro da cidade, está instalado no antigo Seminário Episcopal construído em 1601 por D. Nuno de Noronha. É herdeiro do Museu Regional da Guarda fundado em 1940, sob a dependência da Câmara Municipal, no âmbito das Comemorações Centenárias. Em 1983 iniciaram-se obras de remodelação do edifício e elaborou-se um plano museológico para a apresentação da coleção permanente. Abriu ao público em junho de 1985 sob a designação de Museu da Guarda e na dependência do IPPC. Atualmente é tutelado pela Direção Regional de Cultura do Centro e ocupa todo o espaço do antigo Seminário e parte do antigo Paço Episcopal.
O acervo do Museu da Guarda é constituído por coleções de arqueologia, numismática, escultura sacra dos séculos XIII a XVIII, pintura sacra dos séculos XVI a XVIII e armaria dos séculos XVII a XX. Encontramos ainda cerâmica, fotografia, etnografia regional, pintura e desenho de finais do século XIX e 1ª metade do século XX.
Merecem particular destaque: duas espadas da idade do Bronze, uma fíbula anular hispânica do séculos V/VI a. C., a coleção de numismática romana e um torso Imperial Romano do século II; na escultura, um granito policromado do século XIII, representando N.ª Sr.ª da Consolação, o Altar da Anunciação século XVI e os espaldares de cadeiral dos séculos XVI e XVIII; a coleção de armas inclui peças do século XVII ao XX, que documentam a evolução da armaria; na pintura encontramos desenhos de Carlos Reis, António Carneiro, óleos de Columbano, Eduarda Lapa, Almeida e Silva e João Vaz, entre outros; as coleções etnográficas permitem uma leitura das principais atividades económicas da região.
Conteúdos da responsabilidade do museu
Outras Informações: http://www.imc-ip.pt/