14 anos ao serviço do Desporto em Portugal

Museu Grão Vasco

Localidade: Concelho: Distrito:
Viseu Viseu Viseu

 

Este espaço museológico de Viseu possui um acervo que inclui obras de arte de diversa tipologia e cronologia. A coleção principal do Museu é constituída por um conjunto notável de pinturas de retábulo, provenientes da Catedral, de igrejas da região e de depósitos de outros museus, da autoria de Vasco Fernandes (c. 1475-1542), o Grão Vasco, de colaboradores e contemporâneos. O acervo inclui ainda objetos e suportes figurativos originalmente destinados a práticas litúrgicas (pintura, escultura, ourivesaria e marfins, do Românico ao Barroco), maioritariamente provenientes da Catedral e de igrejas da região, a que acrescem peças de arqueologia, uma coleção importante de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, exemplares de faiança portuguesa, porcelana oriental e mobiliário.

 

A construção do Paço dos Três Escalões, com início a 6 de Julho de 1593, no local do paço episcopal, deve-se à necessidade de criar na cidade um seminário ou um colégio para a formação do clero. Embora se desconheça a autoria do projeto, é legítimo apontar para uma origem castelhana, à semelhança do que sucedeu com o desenho da fachada da Catedral, encomendado alguns anos mais tarde a um arquiteto de Salamanca. O imponente edifício granítico, cujo último piso terá sido acrescentado já no séc. XVIII, mantém uma relação singular entre sobriedade e monumentalidade, sobretudo através da extensa fachada Norte, em cujo efeito cenográfico se configura e desenha a própria cidade.

 

O projeto de intervenção de que foi objeto, entre 2001 e 2003, de autoria do Arquiteto Eduardo Souto Moura, libertou o interior dos muitos elementos apostos e desvirtuantes, e adaptou-o às exigências de um programa museológico novo.

 

Conteúdos editados pela DDCI.

 

Outras Informações: Adro da Sé - 3500-195 Viseu

Periodicidade Diária

quinta-feira, 21 de novembro de 2019 – 10:46:52

Pesquisar

Vamos ajudar!

Como comprar fotos

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...