18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Mimo Festival Amarante: Leyla Mccalla e Arnaldo Antunes & Vitor Araújo novas confirmações

Espetáculos e outras propostas artísticas nos dias 19, 20 e 21 de Julho, ocupam diversos pontos da cidade
 
Já são conhecidos mais dois dos nomes do cartaz do MIMO AMARANTE. Desta vez, respondem à chamada Leyla McCalla e Arnaldo Antunes & Vitor Araújo, que se juntam assim a Marcelo D2, Fatoumata Diawara, Dino D´Santiago e Femi Kuti & The Positive Force reforçando a ideia de um cartaz colorido e diversificado.
 
Sempre com entrada gratuita, o MIMO Festival é um dos maiores festivais de música gratuito de Portugal.
 
LEYLA MCCALLA (EUA)
Nascida em Nova York, a cantora, compositora e notável multi-instrumentista, filha de pais imigrantes haitianos e activistas, redescobriu suas raízes ao se radicar em Nova Orleans. Influenciada pela música crioula, o jazz e o folk, adotou o violoncelo como principal instrumento, num estilo muito próprio. Cantando em francês, crioulo haitiano e inglês, Leyla McCalla também toca banjo tenor e guitarra, e desperta atenção por sua voz profunda e comovente.
 
A artista vem ao MIMO Amarante lançar o seu quinto álbum de estúdio, o aguardado “Sun without the heat”, um trabalho divertido e alegre, ao mesmo tempo que carrega a dor e a tensão da transformação. Nele, McCalla consegue equilibrar peso e leveza com melodias e ritmos extraídos de diversas formas de música afro-diaspórica, incluindo Afrobeat, modalidades etíopes, tropicalismo brasileiro e folk e blues americano.
 
Leyla é uma cantora humanista e para ela as letras são tão importantes quanto a música. Em “Sun without the heat”, a artista incorpora escritos de pensadoras feministas negras afro-futuristas, como Octavia Butler, Alexis Pauline Gumbs e Adrienne Maree Brown.
 
A música de Leyla reflete as suas experiências de vida, de onde extrai a essência, transforma-as em sua arte, projetando um respeito pela simplicidade eloquente, que raramente é alcançado. Cada álbum representa uma nova exploração, uma nova direção e uma nova visão.
 
Sobre ela, diz o “The New York Times”: “a sua voz é surpreendentemente natural... a sua música magnificamente transparente contém notícias de família, memória, solidão e a inexorabilidade do tempo; pensamentos pesados tratados com o imaginável toque de leveza.” 
 
Três singles do álbum dessa estrela em ascensão, “Tree” e “Scaled to survive”, este último acompanhado de um videoclipe em que participam filhos e amigos, e a interpretação tropicalista de “Love we had” já estão disponíveis para escuta.
 
ARNALDO ANTUNES & VITOR ARAÚJO (Brasil)
“Lágrimas no mar” é o momento mais lírico da carreira a solo do músico, poeta, compositor e artista visual brasileiro Arnaldo Antunes (ex-Titãs). Traz o repertório do álbum homônimo que se transformou num reencontro apoteótico do artista com o seu público. 
 
Em formato voz e piano, o concerto soma a obra de um dos principais compositores da música pop brasileira, marcado por influências concretistas e pós-modernas, com o virtuosismo do pianista pernambucano Vitor Araújo. 
 
Arnaldo, sempre ávido por se conectar com artistas de géneros e gerações distintos, encontrou em Vitor mais do que apenas um parceiro musical. Encontrou um jovem talentoso e sensível, alguém com quem dividir o seu particular universo, a alma e a matéria. Em “Lagrimas do Mar”, Vitor Araújo é o responsável por todos os arranjos. 
 
Os artistas sobem ao palco para executar um setlist que parte da introspecção, mas que, em contato com o público, ganha dimensões de sentimento compartilhado, onde a música se mistura com poemas entoados e projeções multimédias. Apresentam canções minimalistas como “Socorro”, “Manhãs de love”, parceria de Arnaldo com Erasmo Carlos e hits como “Vilarejo”, dos Tribalistas e “Como 2 e 2”, de Caetano Veloso, além de composições de outras fases da carreira de Arnaldo Antunes.
 
ARTISTAS JÁ CONFIRMADOS  
MARCELO D2 – 19 DE JULHO
FATOUMATA DIAWARA – 20 DE JULHO
LEYLA MCCALLA – 20 DE JULHO
DINO D’SANTIAGO – 21 DE JULHO
FEMI KUTI & THE POSITIVE FORCE – 21 DE JULHO
ARNALDO ANTUNES & VITOR ARAÚJO – 21 DE JULHO
 

Periodicidade Diária

domingo, 14 de abril de 2024 – 07:26:35

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...