
O NOVO ÁTICO comemora este mês o primeiro aniversário desde que reabriu as suas portas, em Junho de 2022.
Para celebrar este ano de intensa actividade, lança o cartão NOVO ÁTICO que premeia o público que fielmente, semana após semana, marca presença nos espectáculos. Com este cartão, na compra de cinco bilhetes individuais (em concertos promovidos pelo Coliseu Porto Ageas no NOVO ÁTICO), nós oferecemos o sexto bilhete! O cartão pode ser levantado na bilheteira do Coliseu e deve ser carimbado em cada concerto na entrada do NOVO ÁTICO, a partir do próximo dia 4 de junho.
A reabilitação do NOVO ÁTICO permitiu a valorização desta sala – devolvendo à cidade um espaço cultural, outrora marcante – e conquistou o público para as matinés de domingo. Ao longo deste último ano, realizaram-se mais de 50 concertos que contaram com mais de três mil espectadores, para além de eventos privados. Nos últimos 12 meses passaram pelo palco do NOVO ÁTICO artistas como JP Simões, Cassete Pirata, A Garota Não, Luca Argel, Surma, Mão Morta, Mirror People, Três Tristes Tigres, João Paulo Esteves da Silva e Cristina Branco, Mariana Dalot, Club Makumba, entre muitos outros, e foram muitas as apresentações de novos discos e muitas as salas esgotadas.

No mês do primeiro aniversário a primeira proposta é para os mais novos. Dia 4 às 10h30, o NOVO ÁTICO em parceria com O Som do Algodão propõe CIRCONTANDO. Uma sessão de histórias, dedicada a crianças entre os 4 e os 12 anos, que juntam o fantástico, o irreal, lobos que falam espanhol, ursos em horário de expediente e uma lenda que prova como o amor é mesmo eterno. Um circo onde se conta aquilo que nunca se ouviu, onde se servem histórias com risos desmedidos.
Às 18h00, Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre. Da Galiza vem um dos nomes mais sonantes da música tradicional galega, ocupando nos últimos três anos um lugar de destaque na recuperação e renovação da música tradicional da região. Com o álbum “As Catedrais Silenciadas” (2020) conclui uma trilogia muito pessoal na companhia das Adufeiras de Salitre. O culminar de um processo iniciado em 2015 com este grupo de vocalistas e percussionistas. Ao vivo, Xabier Díaz & Adufeiras de Salitre serão acompanhados por Roberto Grandal (acordeão), Iván Costa (barreira) e a impecável produção sonora de Tomás Ageitos. Um regresso às festas de aldeia, de outrora, com uma roupagem contemporânea e adaptada aos tempos atuais.
Dia 18 de junho, Zé Ibarra. Uma das maiores revelações da MPB em 2022, apresenta-se a solo em Portugal depois do sucesso de “SIM SIM SIM”, dos Bala Desejo, e do consequente triunfo nos Latin Grammy Awards, cerimónia que premiou o álbum de estreia do supergrupo brasileiro na categoria de “Melhor Álbum Pop em Português”. Depois da estreia em Portugal, no ano passado, Zé Ibarra regressa para apresentar o projeto “Marquês 256”, gravado na escada do prédio da avó apenas com voz e violão. Ao vivo, Zé Ibarra já tocou com Caetano Veloso, Duda Beat, Gal Costa, Ney Matogrosso e Milton Nascimento.
A 25 de junho chega ao NOVO ÁTICO o músico portuense Tiago Abrantes. Os singles “Casal Boss” e “Cedo Pra Casar” deram a conhecer, em 2020, o cantautor e multi-instrumentista. Temas que integram o EP de estreia “Alpha”, produzido por Vitor Teodosio, composto por melodias simples e cativantes com influência Pop/Jazz/Bossa Nova. Ao vivo, Tiago Abrantes faz-se acompanhar por Ivo Costa (percussão), Joaquim Santos (baixo), João Magalhães (guitarra) e Hugo Barbosa (saxofone).
Antes das férias, a 4 de julho, ainda há tempo para as Golden Slumbers apresentarem “I Love You, Crystal” (2022), que marcou o regresso do duo folk, composto pelas irmãs Cat e Margarida Falcão. “I Love You, Crystal” reflete quatro anos de redescoberta de identidade sonora, com o talento, arranjos, produção e mistura de Miguel Nicolau (Memória de Peixe, Bloom) a elevar a intenção artística. Influenciadas por artistas como Simon & Garfunkel, Laura Marling e Fleetwood Mac, o duo faz uso de harmonias vocais e guitarras para criar canções que falam do amor, as dinâmicas de família e o ser mulher.