18 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

"Saudades da minha aldeia", novo single de Ruben Portinha com Ana Lains

Como avanço do seu novo trabalho, Ruben Portinha lança um primeiro tema em homenagem ao seu pai, José Campos Portinha, poeta popular, em dueto com a cantora Ana Lains. 
 
"Saudades da minha aldeia" faz parte de uma coleção de 14 canções que compõem o próximo registo do músico, todas compostas por Ruben e com poemas de seu pai, cada uma interpretada por um conhecido artista do panorama nacional. 
 
"Esta música foi o começo de tudo, o rastilho que originou a ideia de fazer um álbum inteiro. Na verdade, para além do poema, também foi o meu pai quem criou a base melódica, eu limitei-me a aprimorá-la." Explica o autor.
 
O poema resume o êxodo rural e a nostalgia que se tem ao estar longe da terra que nos viu nascer, tão típico na geração do poeta José Portinha e é uma das temáticas mais recorrentes na sua obra. Uma canção genuína e despretensiosa. 
 
Para canta-la, Ruben pensou imediatamente em Ana Lains: "Convidar a Ana foi algo intuitivo, porque a voz dela surgiu logo no meu inconsciente quando comecei a construir a canção. É uma artista incrível, alguém que admiro muito e cujo trabalho merece todo o reconhecimento."
 
Por sua vez, Ana Lains aceitou imediatamente o convite: "Poderia ter aceitado exclusivamente pelo carinho e respeito que tenho pelo Ruben enquanto colega que vive diariamente as mesmas lutas que eu. Mas quando me falou do projeto e das suas intenções ao homenagear o seu pai de uma forma tão terna e cheia de amor, eu senti uma empatia imediata."
 
Produzido pelo músico José Manuel David e coproduzido pelo próprio Ruben Portinha, que para além de lhe dar voz, ficou ainda encarregue de tocar cajón, baixo e guitarra acústica. Carlos Lopes no acordeão e Fernando Silva na guitarra portuguesa, complementam os arranjos com a qualidade e a mestria que os caraterizam.
 
O vídeo do tema foi realizado por Rita Féria e para além da performance mostra a exacta aldeia de que nos fala o tema: Santo Estêvão (ou Forca como é conhecida pelos habitantes locais). Onde de resto podemos ver, em cada rua por que passamos, uma quadra alusiva à mesma, da autoria de José Portinha, pai de Ruben. 
 
"Saudades da minha aldeia" é um tema de raiz bem portuguesa que vai com certeza encantar.
 
SOBRE RUBEN PORTINHA
Ruben Portinha é autor, produtor, músico e intérprete. Começou a escrever canções em 2004 e iniciou o percurso enquanto músico profissional em 2007. É um cantor, guitarrista, baixista e percussionista autodidata.
 
Depois de uma primeira maquete em 2008, composta por 10 temas, o primeiro álbum de originais, "Realidade" foi lançado em 2017. Em 2020 surgiu o segundo álbum, “Tinha de Arriscar”, um Disco Antena 1.
Pelo meio, nos primeiros 10 anos de percurso musical, fez parte dos trios luaCústica e Cherry Jam, tendo ainda integrado, enquanto percussionista, a banda do cantor Carlos Silveira. Com estes projetos pisou, entre outros, os palcos da Fábrica do Braço de Prata, dos casinos da Grande Lisboa, das lojas FNAC e do Speakeasy.
 
No palco ou em estúdio, colaborou com grandes nomes da música nacional, casos de Jorge Palma, Fernando Tordo, José Cid ou Luís Represas, e teve oportunidade de atuar em palcos tão emblemáticos como o Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, as Festas do Mar em Cascais, o Teatro São Luiz em Lisboa ou a Casa da Música no Porto.
 
Depois de vários triunfos enquanto autor e/ou intérprete no Festival da Academia Recreio Artístico (a coletividade mais antiga de Lisboa), Ruben Portinha conquistou, em 2021, o Prémio José Afonso para melhor canção original no Festival Cantar Abril, organizado pela Câmara Municipal de Almada, com o tema “Obra rara”.
 
Os originais, com letras sempre em português, navegam entre várias sonoridades, com destaque para a pop, o rock e o funk, aqui e ali com umas pitadas de soul, blues, jazz, bossa- nova e mais uns quantos estilos. Define-se como um cantautor atento que vai buscar inspiração às influências musicais e ao mundo que o rodeia.
 

Periodicidade Diária

sexta-feira, 19 de abril de 2024 – 21:56:31

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...