17 anos ao serviço do Desporto em Portugal

publicidade

 

Teatro dos Aloés estreou a 23 de Novembro "As Palavras Escondidas"

O Teatro dos Aloés comemora 22 anos de existência. A história da companhia está interligada ao percurso profissional dos seus directores: Elsa Valentim, José Peixoto e Jorge Silva.
A actriz Elsa Valentim integra actualmente o elenco da série "Cuba Libre".
 
São também membros da Associação: Luís Alberto, Patrícia André, Rui Mendes, Rui Rebelo, Sofia de Portugal, Teresa Gonçalves e Victor Santos.                                                                
 
"As Palavras Escondidas" é um projeto de Intervenção social e artística, inspirado pelo projeto: “The me nobody knows – Children’s voices from the ghetto”, lançado pelo pedagogo Stephen M. Joseph, em Harlem, nos anos 60. Stephen encorajava crianças e jovens, em particular de contextos vulneráveis a escrever livremente, sobre ideias, temas e emoções que lhes eram urgentes e próximas. Partia da premissa de que a iliteracia entre contextos sociais e mais desfavorecidas, e em idade escolar, estava relacionada com a forma como as crianças viam a palavra e como esta lhes era apresentada: com excessiva preocupação com aspectos formais e estruturas rígidas, ou imposições de temas generalistas em contexto escolar, o que fazia com que estes aspetos se sobrepusessem à capacidade de usar as palavras no seu potencial de ligação emocional e crítica, afastando as crianças e jovens da vontade de se expressarem através da palavra.
Propõe a Criação de um Espaço de Oficina de exploração da PALAVRA escrita e construção de Textos, com grupos de Crianças e Jovens, em Centros de Apoio Social (cooperando em parceria com Instituições de carácter Social) durante um período de tempo de 4/5 meses, de forma semanal regular em cada Instituição. (Se bem implementado e acompanhado, este pode ser um exercício replicado posteriormente dentro das Instituições que desejem manter a regularidade deste tipo de Acções no futuro.) Estas Oficinas procuram devolver o lugar da palavra, enquanto ferramenta de expressão, pensamento, discussão em grupos etários e sociais muitas vezes privados do estímulo sobre estas possibilidades, e a partir deste encontro reunir material que será usado como matéria-prima para a construção de um espetáculo. 
 
O Projeto, num segundo momento, consiste na Criação de um Espetáculo a partir das Palavras, Temas e Ideias das crianças e jovens. O espetáculo será interpretado por atores/bailarinos profissionais, através de uma abordagem multidisciplinar, e apresentado em Salas de Espetáculos e Programações de Serviços Educativos.
 
Ficha Artística e Técnica:
Criação e encenação do projeto: Ana Lázaro | Interpretação: Elsa Valentim; Jorge Silva; José Peixoto, Nelma Santos, Rita Lagarto e Rafael Barreto;
 
https://www.teatrodosaloes.pt/
 

Periodicidade Diária

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 – 06:31:03

Pesquisar

Como comprar fotos

publicidade

Atenção! Este portal usa cookies. Ao continuar a utilizar o portal concorda com o uso de cookies. Saber mais...